Frequência e precisão de "feedback" e o processo adaptativo de aprendizagem de uma tarefa motora de dupla demanda
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000300011Palavras-chave:
Conhecimento de resultados, "Feedback", Aprendizagem motora, Habilidade motora, Adaptação, Tarefa motora dualResumo
O presente estudo investigou os efeitos da frequência e precisão de "feedback" na aprendizagem de uma tarefa motora de dupla demanda. Cento e vinte adultos foram aleatoriamente designados a seis grupos de diferentes níveis de frequência (100%, 66% ou 33%) e precisão (específico ou geral) de conhecimento de resultados (CR). Na fase de estabilização, a tarefa combinada de posicionamento linear e controle de força manual foi executada com CR. Dez tentativas de adaptação sem CR foram executadas na mesma tarefa, com a introdução de uma força eletromagnética contrária à direção do movimento. A análise indicou efeito significativo no fator "frequência de CR". Aqueles que receberam CR em 66% das tentativas de estabilização obtiveram desempenho de adaptação superior quando comparados àqueles que receberam 100% ou 33% de CR. Esse achado reforça a existência de um nível ótimo de informação, nem muito alto nem muito baixo, para que a aprendizagem seja otimizada.Downloads
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Publicado
2012-09-01
Como Citar
Meira Junior, C. M., Maia, J. A. R., & Tani, G. (2012). Frequência e precisão de "feedback" e o processo adaptativo de aprendizagem de uma tarefa motora de dupla demanda. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 26(3), 455-462. https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000300011
Edição
Seção
Pedagógica e Comportamental
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