Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000300016Palavras-chave:
Prática mental, Prática física, Aprendizagem motora, NovatosResumo
Estudos de prática mental com sujeitos novatos apontam sua superioridade à ausência de prática. Entretanto, pré-teste ou familiarização usando prática física podem influenciar o efeito da prática mental. Este estudo investigou os efeitos da prática mental em novatos na tarefa praticada, assim como o posicionamento da prática física em relação à prática mental. Vinte e cinco universitários voluntários praticaram uma tarefa seriada de posicionamento e foram distribuídos em cinco grupos conforme o tipo de prática: física (GPF), mental (GPM), física-mental (GPFM), mental-física (GPMF), e grupo controle (GC) que participou apenas dos testes. Uma Anova não paramétrica aplicada nos testes mostrou superioridade dos grupos com prática física (GPF, GPFM e GPMF) sobre os grupos controle e prática mental. Ao considerar a pequena amostra utilizada, os resultados sugerem que a prática mental em sujeitos novatos depende da prática física para ser efetiva independente de seu posicionamento (antes ou após).Downloads
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Publicado
2012-09-01
Edição
Seção
Pedagógica e Comportamental
Licença
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Como Citar
Gomes, T. V. B., Ugrinowitsch, H., Marinho, N. F. S., & Benda, R. N. (2012). Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatos. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 26(3), 511-521. https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000300016