Interação de variáveis biomecânicas na composição de "feedback" visual aumentado para o ensino do ciclismo

Autores

  • Guilherme Garcia Holderbaum Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Educação Física
  • Ricardo Demétrio de Souza Petersen Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Educação Física
  • Antônio Carlos Stringhini Guimarães Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000400003

Palavras-chave:

Ciclismo, Técnica da pedalada, Variáveis biomecánicas, Aprendizagem motora, "Feedback" visual aumentado

Resumo

O objetivo deste estudo foi testar uma metodologia para o ensino da técnica da pedalada do ciclismo utilizando variáveis biomecánicas para desenvolver um sistema de "feedback" visual aumentado (FVA). Participaram do estudo 19 indivíduos, sem experiência no ciclismo , divididos em grupo experimental (n = 10) e controle (n = 9). Inicialmente foi realizado um pré-teste para determinar o consumo máximo de oxigênio (VO2máx) bem como a carga de trabalho utilizada nas sessões práticas que correspondeu a 60% do VO2máx. Em seguida foram realizadas sete sessões de prática. O grupo experimental foi submetido ao FVA e o grupo controle ao "feedback" aumentado (FA). O teste de retenção mostrou um aumento de 21 % na média do índice de efetividade (IE) do grupo experimental quando comparado ao grupo controle. Os resultados mostraram que variáveis biomecánicas são apropriadas para o desenvolvimento de FVA e podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem da técnica da pedalada do ciclismo.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Biodinâmica

Como Citar

Holderbaum, G. G., Petersen, R. D. de S., & Guimarães, A. C. S. (2012). Interação de variáveis biomecânicas na composição de "feedback" visual aumentado para o ensino do ciclismo . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 26(4), 553-569. https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000400003