A avaliação da produtividade em pesquisa na Educação Física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricos

Autores

  • Marcelo Vitor-Costa Universidade Estadual de Londrina
  • Priscila Maia da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Jeane Barcelos Soriano Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000400005

Palavras-chave:

Indicadores bibliométricos-fator de impacto, Indicadores bibliométricos-índice h, Produção de conhecimento, Educação Física

Resumo

Nosso objetivo foi analisar as limitações da avaliação bibliométrica baseada no uso da citação; e refletir sobre a influência desta forma de avaliação da produção de conhecimento na área da Educação Física, especialmente na pós-graduação. Fizemos uma descrição das principais limitações dos indicadores (fator de impacto e índice h) utilizados no Brasil para avaliação da produção de pesquisa. Revistas e pesquisadores podem estar mudando seu comportamento para aumentar seu impacto no sistema de avaliação, com consequências como o distanciamento entre o que é produzido na área de conhecimento e sua relevância social e acadêmica. As formas de avaliação precisam ser (re)pensadas de forma mais profícua, quanto aos seus efeitos sobre a qualidade das publicações científicas. Consideramos fundamental um maior envolvimento por parte da comunidade acadêmica e científica, em discussões sobre as consequências que o uso desses indicadores baseados em citação pode trazer para a área da Educação Física.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Biodinâmica

Como Citar

Vitor-Costa, M., Maia da Silva, P., & Soriano, J. B. (2012). A avaliação da produtividade em pesquisa na Educação Física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricos . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 26(4), 581-597. https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000400005