Representações sociais do corpo: um estudo sobre as construções simbólicas em adolescentes

Autores

  • Leonéa Vitória Santiago Universidade Federal de Alagoas; Centro de Educação
  • Noêmia Belém de Oliveira Instituto Superior de Maia
  • Alexandre Magno Câncio Bulhões Universidade Federal de Alagoas; Centro de Educação
  • Antonio Carlos Simões Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000400008

Palavras-chave:

Educação, Educação física, Corpo, Representações sociais, Anorexia, Adolescentes

Resumo

Este estudo, de natureza exploratória descritiva, buscou compreender as representações do corpo em adolescentes, do nono ano de escolaridade em Portugal em ambos os gêneros. Entrevistas foram gravadas, recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo. Utilizou-se o programa informático NVivo para tratar os dados. Como resultado, verificamos que a herança cartesiana, concebe o corpo como extensão da mente. A representação feminina valoriza o estético, enquanto o corpo é instrumento e a saúde como valor, é representado pelo gênero masculino como forma de se estar no mundo. No lazer surge o movimento pelo movimento e de novo surge o convívio como valor. A comunicação social influência o sentido crítico de cada um. A anorexia nervosa é representada por questões socioculturais e os alunos não reconhecem a aluna diagnosticada com a patologia, no contexto escolar.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Sociocultural

Como Citar

Representações sociais do corpo: um estudo sobre as construções simbólicas em adolescentes . (2012). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 26(4), 627-643. https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000400008