Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola

Autores

  • Luís Fernando Rocha Rosário Universidade Estadual de São Paulo
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000400013

Palavras-chave:

Livro didático, Princípios de ensino, Currículo

Resumo

O propósito desse estudo foi investigaras relações entre os conteúdos das disciplinas de História e Ciências com a Educação Física. Assim, buscou-se apontar princípios para a organização dos conteúdos conforme os ciclos escolares do 6º ao 9º ano, garantindo sua integração com o projeto político pedagógico. Os resultados mostraram que os livros das demais disciplinas auxiliam a sistematização dos conteúdos da Educação Física na escola e que é fundamental o professor participar da elaboração do projeto político pedagógico e dos projetos de ensino, além de conhecer os livros didáticos adotados pela escola. Da mesma forma, é importante que se esclareça aos demais professores o corpo de conhecimentos específicos da Educação Física e qual seu papel nos projetos escolares, possibilitando a reflexão sobre como organizar os conteúdos e sobre como aproveitar as informações deste trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola . (2012). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 26(4), 691-704. https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000400013