Atitude crítica de idosos sobre atividade física

Autores

  • Tiemi Okimura-Kerr Centro Universitário Sant'Anna
  • Silene Sumire Okuma Universidade de São Paulo; Escola de Educação Fisica e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000400015

Palavras-chave:

Autonomia para atividade física, Idosos, Educação permanente

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a atitude crítica em relação à atividade física dos idosos do Programa Autonomia para Atividade Física. Participaram do estudo 18 sujeitos que responderam duas questões abertas após vivência das seguintes aulas: atividade rítmica, yoga, dança circular, tai chi chuan, dança de salão, aerobox e atividades para idosos orientadas através de vídeo. A análise qualitativa resultou em duas categorias de respostas: reflexão sobre necessidades pessoais e reconhecimento de inadequações nas atividades propostas. Dessas respostas, 43% indicam reflexão crítica e 37% apontam inadequações. Os resultados sugerem que a maioria das respostas não demonstra atitude crítica em relação às aulas vivenciadas. Entretanto, uma das limitações deste estudo foi a dificuldade dos alunos no procedimento da escrita, indicando a necessidade de criar outras estratégias para avaliar a população idosa que é heterogênea em termos de escolarização e experiências de vida.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

Okimura-Kerr, T., & Okuma, S. S. (2012). Atitude crítica de idosos sobre atividade física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 26(4), 717-729. https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000400015