Aquisição da habilidade motora rebater na educação física escolar: um estudo das dicas de aprendizagem como conteúdo de ensino

Autores

  • Sérgio Roberto Silveira Secretaria de Estado da Educação de São Paulo; Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
  • Luciano Basso Coordenadoria de Gestão da Educação Básica; Escola de Educação Física e Esporte
  • Andrea Michele Freudenheim Coordenadoria de Gestão da Educação Básica; Escola de Educação Física e Esporte
  • Umberto Cesar Corrêa Coordenadoria de Gestão da Educação Básica; Escola de Educação Física e Esporte
  • Marilda Gonçalves Ferreira Rede Pública Estadual de Ensino de São Paulo
  • Go Tani Coordenadoria de Gestão da Educação Básica; Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000100015

Palavras-chave:

Educação física escolar, Aprendizagem do movimento, Dicas verbais, Conteúdo de ensino

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar o efeito das dicas verbais na aquisição da habilidade rebater na Educação Física Escolar (EFE), com foco de atenção no seu aspecto perceptivo e motor. Participaram do estudo 84 alunos de três turmas de uma escola (faixa etária entre seis a oito anos). Cada turma correspondeu a um grupo: sem dicas, com dica perceptiva e com dica motora. O experimento teve três fases: pré-teste, aulas de EFE e pós-teste. O grupo com dica perceptiva apresentou melhores resultados. Portanto, verificou-se o efeito das dicas relacionado com a especificidade da tarefa no que se refere às suas demandas de processamento. Assim concluiu-se que a dica de aprendizagem relacionada à especificidade da tarefa mostrou o seu potencial como um conhecimento que orienta os alunos em direção à melhoria da qualidade do movimento, confirmando a possibilidade de sua inclusão como conteúdo de ensino da EFE.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

Silveira, S. R., Basso, L., Freudenheim, A. M., Corrêa, U. C., Ferreira, M. G., & Tani, G. (2013). Aquisição da habilidade motora rebater na educação física escolar: um estudo das dicas de aprendizagem como conteúdo de ensino . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 27(1), 149-157. https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000100015