A educação física, o docente e a escola: concepções e práticas pedagógicas

Autores

  • Nestor Bertini Junior Pontifícia Universidade Católica
  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000300013

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Formação do educador, Educação física, Entrevistas recorrentes

Resumo

Este artigo baseia-se em um estudo que investigou de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Trata-se de pesquisa qualitativa, investigando quatro professores de educação física, selecionados segundo os seguintes critérios: atuar no ensino público em escolas diferentes, ter tempo de formado e de docência diferentes entre eles. Os dados foram coletados através de entrevistas recorrentes. Este procedimento baseia-se em algumas etapas de entrevistas seguida de categorização dos dados após cada uma delas. Os sujeitos participam ativamente completando, alterando e esclarecendo informações, interagindo com o pesquisador. Os resultados possibilitaram identificar que as mudanças ocorridas na área da educação física, na visão dos docentes investigados, influenciam desde os aspectos relacionados à formação inicial, passando pelas condições de trabalho na escola e a forma de organizar a prática pedagógica, influenciando na valorização da área, bem como do docente.

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Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

A educação física, o docente e a escola: concepções e práticas pedagógicas . (2013). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 27(3), 467-483. https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000300013