O ensino de habilidades motoras esportivas na escola e o esporte de alto rendimento: discurso, realidade e possibilidades

Autores

  • Go Tani Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Luciano Basso Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Sérgio Roberto Silveira Secretaria de Estado da Educação de São Paulo; Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
  • Walter Roberto Correia Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Umberto Cesar Corrêa Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000300016

Palavras-chave:

Educação física escolar, Esporte, Ensino de habilidades motoras

Resumo

A massificação da prática esportiva começando pela escola tem sido sugerida como uma forma eficaz para transformar o Brasil numa potência no esporte de alto rendimento. O objetivo deste ensaio é analisar e refletir sobre o discurso, a realidade e as possiblidades de ensino do esporte na escola, tendo como pano de fundo a relação entre a Educação Física Escolar e o esporte de alto rendimento. Em outras palavras, fazer uma análise crítica para qualificar a vinculação escola-esporte de alto rendimento com o intuito de deixar claro o papel social da escola e a sua eventual contribuição para a formação de atletas, e para discutir as possibilidades reais de se ensinar o esporte na escola, particularmente as habilidades motoras, consideradas as condições em que ela se encontra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Tani, G., Basso, L., Silveira, S. R., Correia, W. R., & Corrêa, U. C. (2013). O ensino de habilidades motoras esportivas na escola e o esporte de alto rendimento: discurso, realidade e possibilidades . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 27(3), 507-518. https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000300016