Mídia e o movimento paralímpico no Brasil: relações sob o ponto de vista de dirigentes do Comitê Paralímpico Brasileiro

Autores

  • Renato Francisco Rodrigues Marques Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
  • Gustavo Luis Gutierrez Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física
  • Marco Antonio Bettine de Almeida Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Rafael Pombo Menezes Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000400007

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar formas de relação entre a mídia e a divulgação e comercialização do movimento paralímpico brasileiro. A metodologia de pesquisa baseou-se: em entrevistas semiestruturadas com gestores do Comitê Paralímpico Brasileiro, relativas a processos de administração do movimento paralímpico e formas de relação deste com meios de comunicação; Análise de dados através do método "Discurso do Sujeito Coletivo"; Discussão fundamentada em categorias da obra de Pierre Bourdieu. RESULTADOS: a exploração do movimento paralímpico por parte da mídia brasileira é algo que pode ser melhorado; O esporte paralímpico ainda não possui um capital simbólico que o legitime comercialmente, embora tenha evoluído neste aspecto; Para alcançar maior relevância comercial, pode ser interessante que o movimento paralímpico continue seu processo de busca por aumento da profissionalização e se adeque a direções propostas pela mídia. Talvez com isso, venha a melhorar a exposição de sua vertente esportiva de alto rendimento, destacando sua capacidade de criar ídolos, produzir emoções prazerosas e atrair interesse de espectadores.

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Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Sociocultural

Como Citar

Marques, R. F. R., Gutierrez, G. L., Almeida, M. A. B. de, & Menezes, R. P. (2013). Mídia e o movimento paralímpico no Brasil: relações sob o ponto de vista de dirigentes do Comitê Paralímpico Brasileiro . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 27(4), 583-596. https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000400007