Heroísmo, mídia e o Sport Club Corinthians Paulista: um estudo de caso acerca da final da Libertadores 2012 na Folha de S. Paulo

Autores

  • Everton de Albuquerque Cavalcanti Universidade Federal do Paraná; Setor de Ciências Biológicas
  • André Mendes Capraro Universidade Federal do Paraná; Setor de Ciências Biológicas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000400009

Resumo

A partir do processo histórico que notabilizou o futebol como um elemento da cultura nacional, destaca-se sua projeção enquanto uma modalidade que ampliou suas relações com os setores financeiro, econômico e comercial. Nesse sentido, a mídia tornou-se um relevante mediador de tensões interligadas às práticas futebolísticas, criando representações que afetam a formação da identidade esportiva brasileira. O objetivo deste artigo consiste em analisar como o jornal Folha de S. Paulo retratou a inédita conquista da Copa Libertadores da América de 2012, pelo Sport Club Corinthians Paulista. Metodologicamente caracterizado como uma pesquisa histórica do tempo presente, analisou-se as edições dos dias 4, 5 e 6 de julho, tratando-se, portanto, de um estudo de caso. Constatou-se que o periódico é um meio propício à construção de narrativas a partir da figura do herói, elaborando o discurso de acordo com interesses comerciais que objetivam consolidar uma cultura esportiva voltada para o consumo.

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Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Sociocultural

Como Citar

Cavalcanti, E. de A., & Capraro, A. M. (2013). Heroísmo, mídia e o Sport Club Corinthians Paulista: um estudo de caso acerca da final da Libertadores 2012 na Folha de S. Paulo . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 27(4), 613-622. https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000400009