Futebol: representações e práticas de escolares do ensino fundamental

Autores

  • Leandro Del Giudice Macagnan Universidade Estadual Paulista; Departamento de Educação Física
  • Mauro Betti Universidade Estadual Paulista; Departamento de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200315

Resumo

Este estudo buscou caracterizar as práticas e identificar representações sociais de escolares sobre o futebol no âmbito da aulas de Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, que utilizou observação participante e entrevistas semiestruturadas, além de questionário, em uma turma de 29 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública na cidade de Bauru - SP. Os resultados indicam que as mídias e a família são os principais elementos que constituem as representações dos alunos sobre o futebol, e que o modo como a prática do futebol é desenvolvida na escola ao mesmo tempo as constrói e realimenta. Concluímos que as representações sociais são um importante meio que orienta as relações dos alunos com o futebol, na medida em que influenciam a orientação e organização das suas condutas. Todavia, isto não torna homogêneas suas condutas e valores, pois os alunos buscam no futebol a satisfação de algo que é também pessoal, como diversão e amizades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

Futebol: representações e práticas de escolares do ensino fundamental . (2014). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 28(2), 315-327. https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200315