O ensino da dança na escola na ótica dos professores de Educação Física e de Arte

Autores

  • Nilza Coqueiro Pires de SOUSA Universidade Estadual Paulista; Instituto de Biociências
  • Dagmar Aparecida Cynthia França HUNGER Universidade Estadual Paulista; Faculdade de Ciências
  • Sandro CARAMASCHI Universidade Estadual Paulista; Faculdade de Ciências

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092014000300505

Resumo

O objetivo deste estudo descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa, foi analisar se o conteúdo referente à dança está discriminado no Projeto Político Pedagógico (PPP) das Escolas; como se apresenta o ensino da dança nas aulas de Educação Física e de Arte; qual o conhecimento dos professores do conteúdo dança preconizado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's); qual importância é dada ao ensino da dança na escola e quais são os seus limites. Utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas para 64 professores efetivos de Educação Física e de Arte da rede pública estadual e municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Em síntese, constatou-se que esses professores não têm uma participação efetiva e coletiva durante o processo de construção do PPP educacional; que eles conhecem, mas aplicam muito pouco e com restrições os conteúdos de dança sugeridos pelos PCN's; que estão relegadas basicamente às festividades escolares e que são muitas as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino da dança na escola. Conclui-se como necessária à união e integração desses educadores em prol do ensino da dança na escola, para que ela ocupe efetivamente seu espaço nas aulas de Educação Física e de Arte.

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Publicado

2014-09-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

SOUSA, N. C. P. de, HUNGER, D. A. C. F., & CARAMASCHI, S. (2014). O ensino da dança na escola na ótica dos professores de Educação Física e de Arte . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 28(3), 505-520. https://doi.org/10.1590/1807-55092014000300505