Modelação multinível e delineamento longitudinal-misto na pesquisa em Educação Física e Ciências do Esporte

Autores

  • Michele Caroline de SOUZA Universidade do Porto; Faculdade de Desporto; Universidade do Porto
  • Cláudia Lúcia de Moraes FORJAZ Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte; Universidade de São Paulo
  • Thayse Natacha GOMES Universidade do Porto; Faculdade de Desporto; Universidade do Porto
  • Fernanda Karina dos SANTOS Universidade do Porto; Faculdade de Desporto; Universidade do Porto
  • Joey EISENMANN Michigan State University; Department of Radiology; Michigan State University
  • José António Ribeiro MAIA Universidade do Porto; Faculdade de Desporto; Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092015000100035

Resumo

O propósito deste estudo é apresentar o uso da modelação multinível (MMN) com informação oriunda de um estudo longitudinal-misto sobre o crescimento, desenvolvimento e saúde de adolescentes portugueses. A amostra foi composta por 5155 indivíduos divididos em quatro coortes que abrangem as faixas etárias dos 10 aos 12, 12 aos 14, 14 aos 16 e 16 aos 18 anos. As variáveis de estudo foram a força de preensão manual e o percentual de gordura total (%GTotal). A análise mostrou trajetórias curvilíneas do desempenho de força de preensão, com maiores incrementos anuais nos meninos. O %GTtotal apresentou associação positiva com o desempenho da força estática; constatou-se uma forte variabilidade interindividual. O recurso ao delineamento longitudinal-misto permitiu a recolha mais célere da informação; e a metodologia MMN mostrou-se suficientemente flexível e robusta para acomodar, num modelo único, aspectos da mudança individual e das diferenças interindividuais do desempenho da força estática condicionados à ação do tempo.

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Publicado

2015-03-01

Edição

Seção

Biodinâmica

Como Citar

SOUZA, M. C. de, FORJAZ, C. L. de M., GOMES, T. N., SANTOS, F. K. dos, EISENMANN, J., & MAIA, J. A. R. (2015). Modelação multinível e delineamento longitudinal-misto na pesquisa em Educação Física e Ciências do Esporte . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 29(1), 35-45. https://doi.org/10.1590/1807-55092015000100035