Evidência de validade do teste de conhecimento tático processual para orientação esportiva - TCTP: OE
DOI:
https://doi.org/10.1590/1807-55092015000200313Resumo
Este estudo objetivou investigar a evidência de validade de conteúdo, de construto e confiabilidade do teste de conhecimento tático processual para orientação esportiva (TCTP: OE) de crianças e jovens nos jogos esportivos coletivos de invasão (basquetebol, futsal e handebol). No processo de validade de conteúdo participaram como juízes 11 técnicos, sendo três de basquetebol, quatro de futsal e quatro de handebol. Nos procedimentos empíricos a amostra foi composta por um total de 570 participantes. A média de idade dos participantes do estudo foi de 10,32 ± 1,45 anos. A validade de conteúdo foi determinada pelo cálculo do coeficiente de validade de conteúdo (CVC). Utilizou-se análise fatorial exploratória (AFE) para a validade de construto. O método utilizado foi o de componentes principais com rotação ortogonal Varimax e normalização Kaiser. A Confiabilidade do TCTP: OE foi estabelecida, por meio do método teste re-teste em dias diferentes. A técnica usada foi a correlação intraclasse (ICC). Em relação à validade de conteúdo o CVC calculado para clareza da linguagem (CVCt = 0,83), pertinência prática (CVCt = 0,91) e relevância teórica (CVCt = 0,95) foi satisfatório. A análise fatorial exploratória confirmou a estrutura do modelo final com dois fatores, denominados de ataque e defesa, explicando em todos os casos acima de 66% da variância. Em relação à confiabilidade do instrumento o TCTP: OE apresentou valores satisfatórios e excelentes (ICC ≥ 0,4). Conclui-se que o TCTP: OE viabiliza a avaliação do jogador seja com mão/pé, o que determina uma avaliação condizente com os atuais preceitos da iniciação esportiva.Downloads
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Publicado
2015-06-01
Como Citar
GRECO, P. J., PEREZ MORALES, J. C., ABURACHID, L. M. C., & SILVA, S. R. da. (2015). Evidência de validade do teste de conhecimento tático processual para orientação esportiva - TCTP: OE . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 29(2), 313-324. https://doi.org/10.1590/1807-55092015000200313
Edição
Seção
Pedagógica e Comportamental
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