Teste de conhecimento tático processual 3x3 com os pés: alternativa para a orientação esportiva

Autores

  • Henrique de Oliveira CASTRO Universidade Federal de Minas Gerais; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Escola de Educação Física
  • Juan Carlos Perez MORALES Universidade Federal de Minas Gerais; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Escola de Educação Física
  • Layla Maria Campos ABURACHID Universidade Federal de Minas Gerais; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Escola de Educação Física
  • Pablo Juan GRECO Universidade Federal de Minas Gerais; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092015000400621

Resumo

O objetivo constituiu em avaliar o comportamento tático processual de crianças entre oito e 14 anos de idade em situação de jogo 3x3 com os pés, sem finalização. A amostra se compôs de 100 crianças (10,32 ± 1,45 anos de idade). O presente instrumento apresentou um total de 16 itens a serem observados, sendo quatro itens para cada situação tática ou dimensão (jogador no ataque sem bola - JSB, jogador no ataque com bola - JCB, marcação ao jogador no ataque sem bola - MJSB, marcação ao jogador no ataque com bola - MJCB). No Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC), obtiveram-se valores satisfatórios para as quatro dimensões avaliadas. Estabeleceu-se a fidedignidade do instrumento pelo cálculo do índice Kappa inter e intra-avaliadores, demonstrando concordância entre os avaliadores. O instrumento idealizado apresenta índices de validade para avaliar o conhecimento tático processual de crianças nos domínios propostos para modalidades que utilizam dos pés como forma de jogo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

Teste de conhecimento tático processual 3x3 com os pés: alternativa para a orientação esportiva . (2015). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 29(4), 621-629. https://doi.org/10.1590/1807-55092015000400621