Núcleo de direitos humanos da Escola de Educação Física e Esporte da USP

uma perspectiva educativa

Autores

  • Sergio Roberto Silveira Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Andrea Michele Freudenheim Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Paula Bassi Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Júlia Ávila de Oliveira Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509202000034nesp001

Palavras-chave:

Educação, Direitos humanos, Educação em direitos humanos

Resumo

O Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP), criado no ano de 2016, tem como funções apoiar, implantar e implementar ações promovidas pela Direção da EEFE-USP e Reitoria da USP nas interfaces com a sociedade civil. Os objetivos deste ensaio são: (1) expressar o entendimento da Educação em direitos humanos no ensino superior e, (2) apresentar as ações voltadas à educação em direitos humanos do NDH-EEFE. Para tanto, foram consultados documentos como a Constituição de 1988, Declaração Universal dos Direitos Humanos Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN - a Lei 9394/96 -, e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, entre outros. O NDH- EEFE-USP busca através de suas ações promover a educação em direitos humanos nos âmbitos da pesquisa, ensino, extensão e gestão tendo como base as relações entre educação física e movimento humano. Na pesquisa, visa instruir esse tema como área de conhecimento de caráter interdisciplinar e transdisciplinar. No ensino, visa agregar qualidade à formação de recursos humanos através de oficinas, atividades de sensibilização e intervenções nas disciplinas obrigatórias e optativas. Na extensão, busca desenvolver atividades de capacitação, assessoria e eventos, abordando o tema de direitos humanos, articuladas com as áreas de ensino e pesquisa. Na gestão, as ações envolvem promoção de conversas e atividades de sensibilização sobre o papel dos gestores, funcionários, docentes e alunos em relação ao respeito e asseguramento dos direitos humanos. Mais especificamente, a atual gestão do NDH-EEFE elegeu como vertentes de atuação nessas frentes: (1) acesso à educação; (2) permanência no processo educacional; (3) acesso e proteção; (4) igualdade de gênero e de orientação sexual; (5) igualdade étnico-racial e (6) igualdade e proteção religiosa, política, cultural, territorial e de nacionalidade. Este Ensaio permitiu o aprofundamento e a divulgação dos pressupostos e das ações do NDH-EEFE.

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Referências

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

Núcleo de direitos humanos da Escola de Educação Física e Esporte da USP: uma perspectiva educativa. (2020). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 34(Esp.), 1-9. https://doi.org/10.11606/1807-5509202000034nesp001