Análise da atividade física e Educação Física escolar sobre a aptidão cardiorrespiratória em adolescentes

Autores

  • Sonimar de Souza Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
  • Morgana Pappen Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
  • Jane Dagmar Pollo Renner Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
  • Cézane Priscila Reuter Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2022e36173553

Palavras-chave:

Adolescentes, Aptidão Cardiorrespiratória, Educação Física, Promoção da saúde dos estudantes

Resumo

Este artigo objetiva identificar na produção do conhecimento de elementos e análises sobre a prática de atividade física das aulas de Educação Física associada a aptidão cardiorrespiratória em adolescentes. Desenvolveu-se uma revisão narrativa de literatura do período de 01/2017 a 08/2018 e utilizou-se as bases de dados SciELO, PubMed e os DECS: adolescentes, cardiorespiratory fitness, Physical Education. Os critérios de seleção foram artigos originais completos com temas sobre adolescentes de ambos sexos entre 10-18 anos, sobre aptidão cardiorrespiratória, Educação Física e atividade física. A análise resultou em sete estudos com diferentes métodos de avaliação da aptidão cardiorrespiratória, sobre a ginástica de condicionamento físico e consciência corporal, condição física e obesidade, aulas de EF e atividade física fora da escola. A partir de análises da produção teórica dos estudos selecionados, a Educação Física escolar demonstrou ser fundamental no incentivo de prática de atividade física regular. Considera-se que fatores como composição corporal, diferenças sociodemográficas e prática de atividade física regular associada à Educação Física escolar podem ser fatores determinantes na aptidão cardiorrespiratória de adolescentes.

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Souza, S. de, Pappen, M. ., Renner, J. D. P. ., & Reuter, C. P. . (2022). Análise da atividade física e Educação Física escolar sobre a aptidão cardiorrespiratória em adolescentes. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 36, e36173553. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2022e36173553