Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo

Autores

  • Luan Felipe Frederico Faculdades Integradas de Jaú, Jaú, SP, Brasil.
  • Ademir Testa Junior Faculdades Integradas de Jaú, Jaú, SP, Brasil; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, São Paulo, SP, Brasil.
  • Camila Gabriele dos Santos Dourado Faculdades Integradas de Jaú, Jaú, SP, Brasil.
  • Wagner Guilherme Lopes Faculdades Integradas de Jaú, Jaú, SP, Brasil.
  • Guilherme Felipe Ferrinho Faculdades Integradas de Jaú, Jaú, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2022e36177089

Palavras-chave:

Métodos de ensino, Esportes coletivos, Iniciação esportiva, Dimensões de ensino

Resumo

A finalidade desse trabalho foi descrever as percepções dos professores e alunos sobre aspectos conceituais e atitudinais do processo de ensino-aprendizagem esportiva. A pesquisa foi composta por 18 alunos e 10 professores de iniciação aos esportes coletivos. A coleta de dados foi realizada de forma remota, utilizando questionários para os professores e alunos. Os resultados mostraram que os professores foram atletas na modalidade que lecionam. Com relação ao conhecimento e utilização dos métodos os professores mencionaram conhecer o princípio analítico-sintético e global-funcional, mas utilizam o método misto. Para eles, os jogos são essenciais nas aulas e seu objetivo principal foi o bem-estar e a socialização. Nesse sentido, os professores são responsáveis por transmitirem conceitos e habilidades importantes, estimulando os alunos com situações desafiadoras. Com relação aos alunos, observou-se que eles preferem participar em vez de vencer e tentar recuperar a bola a dar um pontapé. As vivências metodológicas contribuem para a percepção dos alunos sobre o contexto do jogo. Portanto, conclui-se que os professores foram atletas, conhecem o princípio analítico-sintético e global funcional, mas utilizam o método misto. Os professores manifestaram entendimento de que os jogos são essenciais e os principais objetivos das aulas são o bem estar e a socialização. Por outro lado, os alunos optaram por participar ao invés de vencer e por tentar recuperar a bola ao invés de dar um pontapé. As escolhas metodológicas feitas pelos professores repercutiram no modo como os alunos se desenvolvem, veem e agem no esporte.

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Publicado

2022-07-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Frederico, L. F., Testa Junior, A. ., Dourado, C. G. dos S. ., Lopes, W. G. ., & Ferrinho, G. F. . (2022). Percepções conceituais e atitudinais de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem esportivo. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 36, e36177089 . https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2022e36177089