Intersecção entre educação física e a filosofia: ensaio para o ensino do esporte e igualdade de gênero no ensino médio

Autores

  • Mateus Henrique Servilha de Lucca Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Roberson Augusto Marcomini Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp77-81

Palavras-chave:

Interdisciplinar, Escolar, Prática, Social, Pedagógica

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem dos esportes na Educação Física escolar tem ocupado grande espaço nas práticas pedagógicas dos docentes nos diversos níveis de ensino. Existe a preocupação pedagógica na quebra de paradigmas do ensino reducionista do esporte, exacerbando a necessidade de priorizar não apenas aspectos técnico-táticos, mas também socioeducativos e histórico-cultural. Uma vivência e apresentação esportiva que não contemple esses referenciais, corre riscos de desmotivar o processo de aprendizagem dos esportes. Sendo assim, a filosofia abre caminhos para a reflexão democrática no esporte e a igualdade de direitos. Pensando em diálogos interdisciplinares e tendo como base estrutural a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as tendências emergentes da Pedagogia do Esporte, espera-se apresentar e discutir possibilidades pedagógicas interdisciplinares dentro da escola, da Educação Física escolar e Filosofia, consolidando perspectivas que desenvolvam o fenômeno em sua totalidade e de forma  democrática. Para isso, organizou-se uma unidade didática em quatro encontros entre as aulas de Filosofia e Educação Física, para identificar, dialogar e discutir a importância da igualdade de gênero no esporte. Em suma, espera-se apresentar possibilidades pedagógicas para abordar o tema dentro do ambiente escolar, e a partir de, motivar novas intervenções que sejam capazes de mobilizar não apenas o conhecimento para as aulas, mas também para além dos muros da escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Galatti LR, Bettega OB, Paes RR, Reverdito RS, Seoane AM, Scaglia AJ. O ensino dos jogos esportivos coletivos: avanços metodológicos dos aspectos estratégico-tático-técnicos. Pensar Prát.2017;20(3).

Darido SC. Diferentes concepções sobre o papel da Educação Física na escola. Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Graduação. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 16, p. 51-75, 2012.

Impolcetto FM, Darido SC. Sistematização dos conteúdos do voleibol: possibilidades para Educação Física escolar. Rev Bras Ciênc Mov. 2011;19(2):90-100.

Bauman Z. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

Galatti LR, Paes RR. Fundamentos da pedagogia do esporte no cenário escolar. Mov Percep. 2006;6(9).

Neira MG, Júnior MS. A educação física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos. Rev Motriv. 2016;28(48):188-206.

Brasil, Ministério da Educação.Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 21 maio 2020.

Machado GV, Galatti LR, Paes RR. Pedagogia do esporte: pressupostos para a organização de conteúdos esportivos na escola de tempo integral. In: Nascimento JV, Souza ER, Ramos V, Rocha JCS, organizadores. Educação física e esportes: convergindo para novos caminhos. Coleção temas em movimento, Florianópolis: Editora UDESC, 2015.

Borges RM, Gaya ACA, González FJ, Galatti LR. Possibilidades de realização do diagnóstico no ensino dos esportes: uma pesquisa ação com professores de educação física. Motrivivência. 2017;29(50):104-122,

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Lucca, M. H. S. de ., & Marcomini, R. A. . (2021). Intersecção entre educação física e a filosofia: ensaio para o ensino do esporte e igualdade de gênero no ensino médio. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(Especial), 77-81. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp77-81