A formação inicial de professores de educação física acerca da inclusão:

um estudo diagnóstico no Chile

Autores

  • Jaime Pacheco Universidad del Bío-Bío
  • Maria Luíza Tanure Alves Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
  • Edison Duarte Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201700030619

Palavras-chave:

Educação Física; Educação Especial; Inclusão; Criança com Deficiência.

Resumo

Atualmente a presença do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física já e uma realidade, exigindo a formação do professor de forma sólida e consonante com os princípios inclusivos. O objetivo do estudo é investigar a formação inicial de professores de Educação Física em Universidades Chilenas. Participaram do estudo 16 docentes responsáveis pelas disciplinas de Educação Física Adaptada nas Universidades públicas e privadas do Chile. Foram aplicados questionários para análise dos conceitos e abordagens utilizados pelos docentes para formação do professor de Educação Física para inclusão. Os questionários foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. A formação do professor de Educação Física está consonante com os princípios da inclusão. Porém, este processo ainda encontra muitas barreiras, onde há maior necessidade de vinculação com o conhecimento científico e a pesquisa, bem como utilização de abordagens mais próximas do cotidiano escolar.

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pacheco, J., Alves, M. L. T., & Duarte, E. (2017). A formação inicial de professores de educação física acerca da inclusão:: um estudo diagnóstico no Chile. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 31(3). https://doi.org/10.11606/1807-5509201700030619