Efeito da experiência do treinador sobre o ambiente motivacional e pedagógico no treino de jovens

Autores

  • Carlos Eduardo Gonçalves Universidade de Coimbra; Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
  • Manuel João Coelho e Silva Universidade de Coimbra; Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
  • Jaume Cruz Universitat Autonoma de Barcelona; Facultat de Psiclogia
  • Antonio Figueiredo Universidade de Coimbra; Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000100002

Palavras-chave:

Jovens, Treinador, Tarefa, Ego, Atitudes

Resumo

O estudo investiga o efeito da experiência do treinador sobre as categorias observadas da comunicação em competição, as orientações para a realização de objetivos, as atitudes face à prática desportiva e as percepções dos atletas sobre o comportamento do treinador. Utilizando o Coach Behavior Assessment System (CBAS), de Smith, Smoll e Hunt (1977), foram gravados em áudio e vídeo e posteriormente analisados 18 jogos de seis treinadores de Basquetebol do escalão de sub-16 anos masculinos, três experientes e três inexperientes. Os jogadores das equipes observadas (n = 58) preencheram as versões portuguesas do Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire/TEOSQ (Chi & Duda, 1995) e do Sport Attitudes Questionnaire/SAQ (Lee & Whitehead, 1999), bem como o questionário de percepções do comportamento do treinador do CBAS. Os resultados revelaram um efeito estatisticamente significativo da experiência ou inexperiência do treinador, tanto sobre as categorias comportamentais observadas em jogo como sobre as dimensões dos questionários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-03-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Efeito da experiência do treinador sobre o ambiente motivacional e pedagógico no treino de jovens . (2010). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 24(1), 15-26. https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000100002