Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil

Autores

  • Rodrigo Lema Del Rio Martins Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Luísa Helmer Trindade Universidade Federal do Espírito Santo. Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres, Vitória, ES, Brasil.
  • André da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo. Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres, Vitória, ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i1p67-79

Palavras-chave:

Publicações, Estado da arte, Documentos legais e pedagógicos, Infância

Resumo

Analisa as produções acadêmico-científicas da Educação Física sobre a Educação Infantil, em diálogo com as concepções e pressupostos presentes nos atuais documentos orientadores dessa etapa de ensino no Brasil. Realiza um Estado da Arte sobre essas publicações, buscando inventariar e sistematizar a produção dessa área do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utiliza como fontes: 76 teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil 117 artigos veiculados em revistas científicas da área e 25 trabalhos acadêmicos publicados nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Adota o software Iramuteq para análise do corpus textual. Constata-se que, embora timidamente, aparecem referenciais teóricos mais alinhados com a perspectiva de infância presente nos documentos orientadores da Educação Infantil no País. Predominam nas produções investigadas concepções biologicistas de Educação Física infantil e de criança sob forte influência de referenciais teóricos provenientes do campo Psicologia e do Comportamento Motor, divergindo, assim, do que preconizam os referidos documentos.

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Publicado

2021-04-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil. (2021). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(1), 67-79. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i1p67-79