Representação de Saúde da Família por alunos participantes em um projeto de extensão universitária

Autores

  • Diogo Gonçalves de Souza de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Uniabeu Centro Universitário. Departamento de Educação Física, Belford Roxo, RJ, Brasil.
  • Giannina do Espírito-Santo Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CONEP, Brasília, DF, Brasil.
  • Silvia Maria Agatti Lüdorf Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Alexandre Palma Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i1p143-157

Palavras-chave:

Educação Física, Exercício, Educação superior, Atenção básica à saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

Este estudo se desenvolveu no viés da articulação entre ensino/serviço/pesquisa/comunidade, pois se origina a partir de um projeto de extensão universitária (PEU) no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF), que teve como objetivo analisar as representações dos estudantes de Educação Física em atuação na ESF em um Centro Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualiquanti, em que a quantitativa foi abordada por meio do Núcleo Central das Representações Sociais (RS) pelas associações livres de ideias e na qualitativa fez-se uso do referencial teórico-metodológico das RS por meio da abordagem processual. Foi possível evidenciar que os estudantes percebem sua participação de forma favorável neste setor, além de visualizarem modifi cações signifi cativas em sua formação, a partir da intervenção multidisciplinar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Santos B. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3ª Edição. São Paulo: Cortez; 2011.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22ª Edição. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

Shimizu HE, Silva JR, Moura LM, Bermúdez XPD, Odeh MM. A estrutura das representações sociais sobre saúde e doença entre membros de movimentos sociais. [citado 14 abr 2018]. Ciênc Saúde Coletiva. 2015;20:2899-2910.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000902899&lng=en.

Garelli F, Mengascini A, Cordero S, Dumrauf, A. Formación docente y representaciones sobre Salud: caminos para la Educación en Salud desde una mirada crítica. [citado 14 abr 2018]. Ensaio Pesq Educ Ciênc. 2017,19:1-20. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190106.

Tura LFR, Bursztyn I, Carvalho DM, Arruda A, Silva AO. Representações Sociais de saúde construídas por idosos do oeste paraense. [citado 16 abr 2018]. Rev Bras Geriatr Gerontol. 2011;14:743-752. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232011000400013&lng=pt.

Silva SPC, Menandro MCS. As representações sociais da saúde e de seus cuidados para homens e mulheres idosos. [citado 16 abr 2018]. Saúde Soc. 2014;23:626-640. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902014000200626&lng=pt.

Lopes MJM, Bueno ALM. Saúde Pública é...: permanências e modernidades nas representações de universitários. [citado 18 abr 2018]. Saúde Soc. 2007;16:92-101. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902007000300009&lng=pt.

Oliveira DC, Sá CP. Representações sociais da saúde e doença e implicações para o cuidar em enfermagem: uma análise estrutural. [citado 16 abr 2018]. Rev Bras Enferm. 2001;54:608-622. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000400009&lng=pt.

Câmara AMCS, Melo VLC, Gomes MGP et al. Percepção do processo saúde-doença: significados e valores da educação em saúde. [citado 18 abr 2018]. Rev Bras Educ Médica, 2012;36:40-50. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200006.

Cromack LMF, Bursztyn I, Tura LFR. O olhar do adolescente sobre saúde: um estudo de representações sociais. [citado 18 abr 2018]. Ciênc. Saúde Coletiva. 2009;14:627-634. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232009000200031&lng=pt.

Fonseca GS, Junqueira SR, Zilbovicius C, Araújo ME. Educação pelo trabalho: reorientando a formação de profissionais da saúde. [citado 19 abr 2018]. Interface. 2014;18(50):571-583. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000300571&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.

Batista NA. Educação interprofissional em saúde: concepções e práticas. Cad FNEPAS. 2012;2:25-28. Disponível em:

http://www.fnepas.org.br/artigos_caderno/v2/educacao_interprofi ssional.pdf.

Pedrosa OP, Leal AF. A inserção do profissional de educação física na estratégia saúde da família em uma capital do norte do Brasil. [citado 20 abr 2018]. Movimento. 2012;18;2:235-253. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/26461.

Pasquim HM. Saúde coletiva nos cursos de graduação em Educação Física. [citado 20 abr 2018]. Saúde Soc. 2010;19;1:193-200. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902010000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.

Falci D, Belisário S. A inserção do profissional de educação física na atenção primária à saúde e os desafios em sua formação. [citado 20 abr 2018]. Interface. 2013;17(47):885-899. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000400010&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.

Domingos Sobrinho M. Habitus e representações sociais: questões para o estudo de identidades coletivas. In: Moreira ASP & Oliveira DC, organizadores. Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: Editora AB; 1998. p. 117-130.

Santos BS. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. [citado 19 abr 2018]. Estudos Avançados. 1988;2(2):46-71. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141988000200007.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à saúde. Clínica ampliada e compartilhada. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

Minayo MCS, Deslandes SF, Gomes R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes; 2012.

Sá CP. Núcleo central das representações sociais. 2ª Edição. Petrópolis: Vozes; 2002.

Espírito-Santo G. Determinantes sociais de saúde, exercício físico e lazer de adultos jovens moradores da Comunidade da Matriz. [tese]. Rio de Janeiro (RJ): Universidade Gama Filho; 2010.

Jodelet D. Loucuras e representações sociais. 2ª Edição. Petrópolis: Vozes; 2005.

Arruda A. Despertando do pesadelo: a interpretação. In Moreira ASP. Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. 1ª Edição. João Pessoa: Editora Universitária UFPB; 2005; p. 229-258.

Bardin L. Análise do discurso. 70ª Edição. São Paulo: Edições; 2011.

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. [internet], 2012 [citado 04 out 2015]. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/.

Rocha JV, Rocha SV, Rodrigues WKM, Valença Neto PF, Vasconcelos LRC. Effectiveness of a physical activity program on indicators of health status of users of the Family Health Strategy. Fisioter. [citado 11 jun 2017]. Movimento. 2015;28(2):365-372. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-

&lng=pt&nrm=iso.

Pozena R; Cunha NFS. Projeto “construindo um futuro saudável através da prática da atividade física diária”. [citado 11 jun 2017]. Saúde Soc. 2009;18(supl 1):52-56. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902009000500009&lng=pt&nrm=iso.

Palma A; Vilaça MM. O sedentarismo da epidemiologia. [citado 05 abr 2018]. Rev Bras Ciênc Esporte. 2010;31:105-119. Disponível em: http://www.rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/506/415.

Ferreira MS, Castiel LD, Cardoso MHCA. Atividade física na perspectiva da Nova Promoção da Saúde: contradições de um programa institucional. [citado 05 abr 2018]. Ciênc Saúde Col. 2011;1:865-872. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000700018&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.

Nogueira JAD; Bosi MLM. Saúde Coletiva e Educação Física: distanciamentos e interfaces. [citado 20 ago 2017]. Ciênc Saúde Col. 2017;6:1913-1922. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413--81232017002601913&lng=en&nrm=iso.

Minayo MCS, Hartz ZMA, Buss PM. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. [citado 02 ago 2018]. Ciênc Saúde Col. 2000;5;1:7-18. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413--81232000000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.

Silva AC, Lüdorf SMA. Possíveis relações entre corpo saúde e envelhecimento do professor de Educação Física. [citado 06 ago 2018]. Movimento. 2012;2:187-205. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/18807.

Rodrigues JD, Ferreira D, Silva P, Caminha I, Farias Junior JC. Inserção e atuação do profissional de educação física na atenção básica à saúde: revisão sistemática. [citado 22 ago 2018]. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2013;18;1:5-15. Disponível em: http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/2390.

Guarda FRB, Silva RN, Araujo Junior JLAC, Freitas MIF, Santos Neto PM. Intervenção do profissional de educação física: formação, perfil e competências para atuar no Programa Academia da Saúde. [citado 22 ago 2018].

Rev Pan-Amaz Saúde. 2014;5; 4:63-75. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-62232014000400008.

Bilibio LFS. Esquecimento ativo e práticas corporais na saúde. In: Fraga AB; Carvalho YM; Gomes IM, organizadores. As práticas corporais no campo da saúde. São Paulo: Hucitec, 2013, p. 117-138.

Rodrigues MP, Lima KC, Roncalli AG. A representação social do cuidado no programa saúde da família na cidade de Natal. [citado 18 abr 2018]. Ciênc Saúde Col. 2008;13:71-82. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000100012&lng=pt.

Santos FPA, Acioli S, Rodrigues VP, Machado JC, Souza MS, Couto TA. Práticas de cuidado da enfermeira na Estratégia Saúde da Família. [citado 25 ago 2018]. Rev Bras Enferm, 2016;69(6):124-1131. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672016000601124&script=sci_abstract&tlng=pt.

Freitas FF, Brasil FK, Silva CL. Práticas corporais e saúde novos olhares. Rev Bras Ciênc Esporte. 2006;27(3):169-183.

Gutierrez DMD, Minayo MCS. Produção de conhecimento sobre cuidados da saúde no âmbito da família. [citado 19 abr 2018]. Ciênc Saúde Coletiva. 2010;15:1497-1508. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700062&lng=pt.

Maximino VS, Liberman F, Frutuoso MF, Mendes R. Profissionais como produtores de redes: tramas e conexões no cuidado em saúde. [citado 19 abr 2018]. Saúde Soc. 2017;26:435-447. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000200435&lng=p.

Cavalcante JK, Soares FJP, Correa DS. Desenvolvimento discente no estágio em Estratégia Saúde da Família. [citado 25 ago 2018]. Rev Bras Educ Med. 2014;38;1:15-24. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.

Leite A, Cirino DCS, Gomes GB et al. A vivencia de estudantes do curso técnico em enfermagem na extensão popular. In Vasconcelos EM, Cruz JSC, organizadores. Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; 2011. p. 140-144.

Silva AFL, Ribeiro CDM, Silva Júnior AG. Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil. [citado 18 abr 2018]. Interface; 2013;17:371-384. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200010&lng=pt.

Freire P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1992.

Caldas JB, Lopes ACS, Mendonça RD, et al. A percepção de alunos quanto ao Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde. [citado 24 ago 2018]. Rev Bras Educ Med. 2012:33-41. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300006.

Santos BS. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 14ª edição. São Paulo: Cortez; 2013.

Santos SFS, Benedetti TRB. Cenário de implantação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e a inserção do profissional de Educação Física. [citado 22 ago 2018]. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2012;17(3):188-194. Disponível em: http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1857.

Fraga AB, Carvalho YM, Gomes IM. As práticas corporais no campo da Saúde. São Paulo: Hucitec; 2013.

Pinheiro R, Ceccim BC, Mattos A. Ensinar saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área da saúde. Rio de Janeiro: CEPESC: IMS/UERJ: ABRASCO, 2ª edição, editor. Rio de Janeiro: 336; 2011.

Freitas F. A Educação Física no serviço público de saúde. São Paulo: Hucitec; 2007.

Matinez JFN, Carneiro JA, Campos MH, et al. Práticas corporais e SUS: tensões teóricas e práticas. In: Fraga AB, Carvalho YM, Gomes IM. As práticas corporais no campo da saúde. São Paulo: Hucitec; 2013: 139-177.

Downloads

Publicado

2021-04-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, D. G. de S. de ., Espírito-Santo, G. do ., Lüdorf, S. M. A. ., & Palma, A. . (2021). Representação de Saúde da Família por alunos participantes em um projeto de extensão universitária. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(1), 143-157. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i1p143-157