A educação física no ensino médio como objeto de estudo da produção acadêmico-científica nos periódicos nacionais
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000200011Palavras-chave:
Educação física escolar, Ensino médio, Produção acadêmicaResumo
O presente trabalho teve por objetivo descrever e caracterizar a inserção da temática Educação Física no Ensino Médio no âmbito dos periódicos nacionais de Educação Física e Esporte (período 2005-2010). Foram explorados 3313 artigos publicados em periódicos classificados nos extratos A e B do sistema Qualis/CAPES. Destes, 31 artigos (1,06%) trazem a temática da Educação Física no Ensino Médio. Baseando-se na proposição de ANTUNES et al.14, foi possível classificar estes 31 artigos nas seis categorias seguintes: Processo Ensino-Aprendizagem e Indefinido: oito artigos (25,80% cada); Finalidade: sete (22,6%); Caracterização: seis (19,35%); Epistemologia: dois (6,5%); e Formação de Professores: nenhum artigo (0%). Os dados revelam uma restrição na produção de conhecimento no campo da Educação Física e Educação Física no Ensino Médio, sugerindo a necessidade de desenvolver um entrecruzamento estratégico das dimensões epistemológicas da área com as pesquisas de caráter aplicado, perpassando pelas questões inerentes ao processo de formação docente.Downloads
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Publicado
2013-06-01
Edição
Seção
Comportamental e Pedagógica
Licença
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Como Citar
Dias, D. I., & Correia, W. R. (2013). A educação física no ensino médio como objeto de estudo da produção acadêmico-científica nos periódicos nacionais. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 27(2), 277-287. https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000200011