Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública

Autores

  • Bethânia Alves Costa Zandomínegue Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil; Universidade Vila Velha, Vila Velha, ES, Brasil
  • André da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201900030453

Palavras-chave:

Estudos com o Cotidiano, Redes de Saberes, Ensino Fundamental, Protagonismo do Aluno

Resumo

Objetiva compreender os usos e as apropriações que os alunos e professores de uma escola pública fazem das manifestações das culturas populares no contexto das aulas de Educação Física e no cotidiano de uma escola pública. Para tanto, utiliza os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico, em que os dados foram produzidos com os diferentes praticantes do contexto escolar, professores,
alunos, equipe pedagógica e comunidade local, por meio de diferentes fontes, diário de campo, narrativas, entrevistas e outros. O resultado denota os seguintes usos e apropriações das culturas populares: relação da cultura local com a global; valorização da autonomia e da participação dos alunos na construção do saber; produção do “conhecimento em redes”; sensação de pertencimento à comunidade escolar.

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Publicado

2019-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Zandomínegue, B. A. C., & Mello, A. da S. (2019). Usos e apropriações das culturas populares nas aulas de Educação Física de uma escola pública. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 33(3), 453-466. https://doi.org/10.11606/1807-5509201900030453