As artes marciais no discurso de professores de Educação Física Escolar: “nem sempre o currículo dá certo”

Autores

  • Lázaro Rocha Oliveira Universidade Federal do Maranhão, Pinheiro, MA, Brasil.
  • Marlene Guirado Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia, São Paulo, SP, Brasil.
  • Walter Roberto Correia Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2022e36185601

Palavras-chave:

Educação, Currículo, Ensino, Lutas

Resumo

O Currículo do Estado de São Paulo impele professores de Educação Física Escolar (EFE) a abordarem a temática das artes marciais (AM) em suas aulas. Este estudo teve por objetivo delinear o lugar que as AM ocupam no discurso de professores de EFE da cidade de São Paulo. Foram entrevistados professores que trabalhavam na região da cidade cujo regime de implantação do novo Currículo estava mais consolidado. A partir de uma análise institucional do discurso dos entrevistados, verificou-se que há um desconhecimento da possibilidade de aproximação entre as AM e a EFE. A temática das AM ocupa no discurso dos entrevistados um lugar privilegiado no circuito da teoria, e isso gera insatisfação. O potencial do trabalho com as AM é visto como uma possibilidade apenas para além dos muros da escola. O Currículo que promove o resgate das AM na EFE ascende também como um currículo deslocado da realidade escolar.

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Biografia do Autor

  • Lázaro Rocha Oliveira, Universidade Federal do Maranhão, Pinheiro, MA, Brasil.

    Mestre em Ciências pelo Programa de Educação Física do Departamento de Pedagogia do Movimento Humano da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Seus interesses concentram-se na interface das áreas de Educação e Educação Física e suas linhas de pesquisa envolvem análise do discurso e dimensões socioculturais do movimento do corpo humano. Possui especial interesse na temática das artes marciais.

  • Marlene Guirado, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia, São Paulo, SP, Brasil.

    Professora Livre-Docente e pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Psicóloga e Analista Institucional, sua orientação na pesquisa e nas intervenções concretas é a da Análise Institucional do Discurso. Suas publicações tratam das interfaces da Psicologia e da Psicanálise com o pensamento de Michel Foucault, com a linguística pragmática e com a análise de instituições concretas.

  • Walter Roberto Correia, Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil.

    Professor Livre-Docente da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e Mestre Qualificado em Ving Tsun/Kung Fu pela International Moy Yat Ving Tsun Federation. Tem experiências nas áreas de Educação e Educação Física com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores; Dimensões Psíquicas e Emocionais na Docência; Educação Física Escolar; Educação Física no Ensino Médio e Dimensões Socioculturais do Movimento Humano.

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Publicado

2022-08-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, L. R. ., Guirado, M., & Correia, W. R. (2022). As artes marciais no discurso de professores de Educação Física Escolar: “nem sempre o currículo dá certo”. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 36, e36185601. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2022e36185601