Influence of Spartina alterniflora and tide level on the structure of polychaete associations in an euryhallne salt marsh in cananéia lagoon estuarine region (SE Brazil)

Autores

  • Fabiano da Silva Attolini Universidade de São Paulo; Instituto Oceanográfico
  • Máurea Nicoletti Flynn Universidade de São Paulo; Instituto Oceanográfico
  • Airton Santo Tarararn Universidade de São Paulo; Instituto Oceanográfico

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1679-87591997000100003

Palavras-chave:

cobertura vegetal, níveis de maré, entremarés, associações de Polychaeta, marisma de Spartina alterniflora, Cananéia, Brasil

Resumo

Analisou-se a composição, abundância e variação sazonal de espécies de poliquetas em relação à cobertura vegetal de Spartina alterniflora e o nível de maré na Ponta do Arrozal, Cananéia, nos anos 1989/1990. Duas estações entremarés foram estabelecidas no cinturão de S. alterniflora, uma na linha da média de marés altas de quadratura (LMMQ) e outra, na linha da média de marés altas de sizígia (LMMS). Duas outras estações de coleta foram estabelecidas a níveis de maré correspondentes, em um local adjacente desprovido de vegetação. Cada estação foi amostrada duas vezes à cada estação do ano, com auxílio de um corer de 20 em de diâmetro. Foram obtidas 17 espécies, sendo as mais abundantes Capitella capitata, Isolda pulchella, Nereis oligohalina e Lumbrineris sp. Diferenças estatisticamente significativas foram observadas em relação ao número de espécies, densidade, diversidade e equidade, sendo os valores destes índices sempre maiores no local vegetado. A análise multivariada mostrou uma variação espacial da fauna em relação à presença de cobertura vegetal e níveis de maré. Em relação à cobertura vegetal, associações de poliquetas foram distinguíveis principalmente pelas diferentes densidades das espécies mais comuns, já que a maioria destas espécies foram encontradas em ambos os locais. Em relação ao nível de maré, tanto as densidades quanto o número de espécies foram significativamente mais altos no nível LMMQ, principalmente no local desprovido de vegetação.

Downloads

Publicado

1997-01-01

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa