Minorias, População de Rua e Jornalismo: um Estudo com Profissionais da Cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v15i0p97-107Palavras-chave:
População de Rua. Notícias. Minorias. Direito. PsicologiaResumo
Este artigo é parte de um capítulo da tese de doutorado “Elas e nós: o jornalismo e as mulheres adultas em situação de rua na cidade do Rio de Janeiro”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA), na Universidade de São Paulo. Levando-se em conta que a população de rua é vista como um problema de saúde pública no Brasil, buscou-se compreender o que pensam os profissionais das áreas do Direito e da Psicologia sobre as notícias a respeito desse grupo minoritário. Pretendeu-se, também, mostrar o que poderia ser melhorado na cobertura desses temas, por meio do olhar dos entrevistados. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas entrevistas semi- -abertas com psicólogos e profissionais da área de Direito que têm contato direto com as pessoas em situação de rua do município do Rio de Janeiro. Ademais, foram utilizadas notícias dos jornais online Extra e O Globo como forma de análise do ponto de vista jornalístico. Os resultados apontam algumas ideias de como se poderia fazer um melhor trabalho jornalístico para o fortalecimento da cidadania dessa minoria populacionalDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-06-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Minorias, População de Rua e Jornalismo: um Estudo com Profissionais da Cidade do Rio de Janeiro. (2016). Revista De Cultura E Extensão USP, 15, 97-107. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v15i0p97-107