Rodas de Conversa como Dispositivos de Reflexão, Produção de Conhecimento e Mobilização: Experiências na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

  • Marília Meyer Bregalda Universidade Federal da Paraíba
  • Beatriz Prado Pereira Universidade Federal da Paraíba
  • Daniel de Campos Antiquera Universidade Federal da Paraíba
  • Joana Rostirolla Batista de Souza Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Universidade Pública. Rodas de Conversa. Greve. Mobilização

Resumo

O sentido público de universidade diz respeito à sua capacidade de incidir sobre os desafios postos à sociedade, sendo as condições para isso cada vez mais escassas, o que se torna ingrediente para as greves recentes das instituições federais de ensino. Partindo-se da compreensão da greve como instrumento de luta, quatro docentes e um discente da Universidade Federal da Paraíba desenvolveram rodas de conversa, com o objetivo de movimentar a Universidade e potencializar seu senso de coletividade e sua capacidade crítica e criativa. O presente texto apresentará como se deram essas rodas de conversa e de que forma contribuíram para o exercício do papel social da universidade por seus participantes. Foram realizados oito encontros, de julho a novembro de 2015, no período de greve, no departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba, das quais participaram estudantes, docentes, servidores técnicos e comunidade em geral. Discutiram-se temas socialmente relevantes, como o caráter público da universidade, homofobia, violência contra a mulher negra e assistência estudantil. As rodas propiciaram elementos que foram ao encontro do que acreditamos com relação ao papel social da universidade, com espaços para troca de saberes e para produção coletiva de conhecimento, reflexões e ações socialmente relevantes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Meyer Bregalda, Universidade Federal da Paraíba
professora assistente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Beatriz Prado Pereira, Universidade Federal da Paraíba
professora assistente curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Daniel de Campos Antiquera, Universidade Federal da Paraíba
professor assistente do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Joana Rostirolla Batista de Souza, Universidade Federal da Paraíba
professora assistente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Publicado
2016-11-11
Como Citar
Bregalda, M., Pereira, B., Antiquera, D., & Souza, J. (2016). Rodas de Conversa como Dispositivos de Reflexão, Produção de Conhecimento e Mobilização: Experiências na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Revista De Cultura E Extensão USP, 16, 113-124. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v16i0p113-124
Seção
Artigos