Rodas de Conversa como Dispositivos de Reflexão, Produção de Conhecimento e Mobilização: Experiências na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v16i0p113-124Palavras-chave:
Universidade Pública. Rodas de Conversa. Greve. MobilizaçãoResumo
O sentido público de universidade diz respeito à sua capacidade de incidir sobre os desafios postos à sociedade, sendo as condições para isso cada vez mais escassas, o que se torna ingrediente para as greves recentes das instituições federais de ensino. Partindo-se da compreensão da greve como instrumento de luta, quatro docentes e um discente da Universidade Federal da Paraíba desenvolveram rodas de conversa, com o objetivo de movimentar a Universidade e potencializar seu senso de coletividade e sua capacidade crítica e criativa. O presente texto apresentará como se deram essas rodas de conversa e de que forma contribuíram para o exercício do papel social da universidade por seus participantes. Foram realizados oito encontros, de julho a novembro de 2015, no período de greve, no departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba, das quais participaram estudantes, docentes, servidores técnicos e comunidade em geral. Discutiram-se temas socialmente relevantes, como o caráter público da universidade, homofobia, violência contra a mulher negra e assistência estudantil. As rodas propiciaram elementos que foram ao encontro do que acreditamos com relação ao papel social da universidade, com espaços para troca de saberes e para produção coletiva de conhecimento, reflexões e ações socialmente relevantesDownloads
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Publicado
2016-11-11
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Rodas de Conversa como Dispositivos de Reflexão, Produção de Conhecimento e Mobilização: Experiências na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). (2016). Revista De Cultura E Extensão USP, 16, 113-124. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v16i0p113-124