Corpo, educação e cultura com jovens em formação. Aprendendo a aprender e as experiências do Núcleo de Artes afrobrasileiras da USP

Autores

  • Eliany Cristina Ortiz Funari Universidade de São Paulo. Núcleo de Artes Afro-brasileiras
  • Luiz Antônio Nascimento Cardoso Universidade de São Paulo. Núcleo de Artes Afro-brasileiras
  • Thiago Marcelo Mendes Universidade de São Paulo. Núcleo de Artes Afro-brasileiras

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17isupl.p83-98

Palavras-chave:

Núcleo de Artes Afro-Brasileiras. Cultura Negra. Educação. Jovens.

Resumo

Apresentamos no texto a seguir um emaranhado de provocações gingadas e malandreadas que nascem da vivência e saberes populares do Contramestre Pinguim , colocados aqui como pontos de reflexão para pensarmos a cultura como mediadora de políticas para a educação escolar. Partimos de um panorama de apropriação juvenil do “fazer cultura” na cidade por meio de movimentos artístico-culturais autônomos e não institucionalizados que ganham força nas duas últimas décadas, sendo muitos deles nas periferias, onde é crítico o índice de mortalidade de jovens negros por violência. Passamos em seguida a apresentar o Núcleo de Artes Afro-brasileiras da USP como uma ocupação artístico-cultural, logo, de reverberações políticas, na Universidade de São Paulo desde 1997. Abordamos sua concepção extensionista e mostramos algumas de suas ações, não para apresentá-las como modelos fechados, mas como propostas educativas em constante construção que podem contribuir com o debate “Educação e universidade sob a ótica da cultura e extensão" proposto pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU USP), na esperança de que a discussão possa se transformar em futuras políticas afirmativas universitárias de interação com a comunidade escolar. Dentre essas experiências destacamos também um relato sobre a passagem de pesquisadores na condição de arte-educadores na antiga Fundação Para o Bem Estar do Menor do Estado de São Paulo (FEBEM), atual Fundação Casa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliany Cristina Ortiz Funari, Universidade de São Paulo. Núcleo de Artes Afro-brasileiras
    pesquisadora do Núcleo de Artes Afro-brasileiras da Universidade de São Paulo, mestre acadêmica em Estética e História da Arte
  • Luiz Antônio Nascimento Cardoso, Universidade de São Paulo. Núcleo de Artes Afro-brasileiras
    diretor artístico do Núcleo de Artes Afro-brasileiras da USP, mestre da cultura popular e contramestre de capoeira angola.
  • Thiago Marcelo Mendes, Universidade de São Paulo. Núcleo de Artes Afro-brasileiras
    pesquisador do Núcleo de Artes Afro-brasileiras da Universidade de São Paulo, mestre acadêmico em Filosofia.

Downloads

Publicado

2017-05-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Corpo, educação e cultura com jovens em formação. Aprendendo a aprender e as experiências do Núcleo de Artes afrobrasileiras da USP. (2017). Revista De Cultura E Extensão USP, 17(supl.), 83-98. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17isupl.p83-98