Significado da densidade de Candida spp. na candidáse bucal
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v2i0p13-21Palavras-chave:
Candida albicans. Candidíase. Estado de carreadorResumo
É importante que exista um entendimento claro da candidíase em função do sucesso do seu tratamento e para que se consiga diminuir sua recorrência, que é bastante comum em muitos pacientes da clínica odontológica. O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência da densidade, ou quantidade, de Candida sppno desenvolvimento da candidíase bucal. Foram feitos exames locais na mucosa bucal de 100 voluntários para verificação da presença de sinais clínicos de candidíase, e uma amostra de saliva não estimulada foi utilizada para avaliação da quantidade de Candida spp. presente no microambiente bucal. Nenhum tratamento anterior foi realizado e se procurou observar o risco relativo para o desenvolvimento de candidíase, baseado em dados de literatura. Nossos resultados mostraram que a densidade, ou a quantidade, de Candida spp. parece ser um fator de grande importância no desenvolvimento de candidíase bucal risco relativo = 12.17 quando a densidade era >1x10³. Entre os fatores relatados na literatura como associados à candidíase bucal observamos: a) o mais importante parece ser a presença de próteses, seguido da idade (pacientes com >45 anos de idade são mais suscetíveis), sexo (as mulheres apresentam maior número de casos) e comprometimento sistêmico (presença de doenças sistêmicas e uso de medicamentos). Os nossos resultados suportam a hipótese de que muitos fatores são predisponentes e importantes no estado de “carreador”, no entanto, a densidade é fator muito importante no desenvolvimento dos sinais clínicos da candidíase bucal. Em função desses resultados, consideramos importante que pacientes que apresentem os fatores predisponentes já conhecidos pela literatura tenham um bom controle da higiene bucal em função de diminuir o número de fungos, ou seja, a densidade ou quantidade de Candida spp. presente no ambiente bucal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).