Projeto Parceiros da Criança: a experiência da formação de educadores na comunidade de Heliópolis , São Paulo

Autores

  • Marisa Irene Siqueira Castanho Instituto de Psicologia da USP. Projeto Parceiros da Criança, em Heliópolis, Programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia Educacional do Centro Universitário FIEO
  • Takako Tachibana Arima Núcleo de Programas e Projetos Sociais da Diretoria de Extensão da Universidade São Marcos e Projeto Parceiros da Criança, em Heliópolis, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v3i0p23-29

Palavras-chave:

Educação não formal. Formação de educadores. Projeto social.

Resumo

Este artigo apresenta o processo de formação de educadores locais de um projeto de educação não formal da comunidade do Heliópolis, São Paulo, no período de 2002 a 2005. O projeto estruturado como um espaço de educação complementar à escola para o atendimento de 260 crianças e jovens de 7 a 14 anos tinha como objetivo estimular e fortalecer o acesso à cultura e à educação como um bem cultural. As atividades desenvolvidas por meio de oficinas temáticas, de esportes, de atividades culturais e de orientação de estudos eram criadas a partir de momentos de planejamento, que envolviam, de um lado, educadores e dirigentes locais, e de outro, professores e alunos da Universidade São Marcos, com apoio do Instituto GM. Orientadas pelas diretrizes do trabalho coletivo e interdisciplina, as ações se voltaram ao desenvolvimento de atitudes, de competências e de habilidades para o planejamento educacional com foco na reflexão sobre problemas do cotidiano, fortalecendo as relações e propiciando o ganho de autonomia, a valorização do conhecimento e o empoderamento local.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marisa Irene Siqueira Castanho, Instituto de Psicologia da USP. Projeto Parceiros da Criança, em Heliópolis, Programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia Educacional do Centro Universitário FIEO

    Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Coautora da proposta político-pedagógica implantada no Projeto Parceiros da Criança, em Heliópolis, São Paulo, no período de 2002-2005. Atualmente docente e pesquisadora do Programa de pós-graduação

    stricto sensu

     

    em Psicologia Educacional do Centro Universitário FIEO

  • Takako Tachibana Arima, Núcleo de Programas e Projetos Sociais da Diretoria de Extensão da Universidade São Marcos e Projeto Parceiros da Criança, em Heliópolis, São Paulo

    Pedagoga. Técnica do Núcleo de Programas e Projetos Sociais da Diretoria de Extensão da Universidade São Marcos e coautora da proposta político-pedagógica implantada no Projeto Parceiros da Criança, em Heliópolis, São Paulo, no período de 2002-2005

Downloads

Publicado

2010-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Projeto Parceiros da Criança: a experiência da formação de educadores na comunidade de Heliópolis , São Paulo. (2010). Revista De Cultura E Extensão USP, 3, 23-29. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v3i0p23-29