Nós: amarras entre pesquisa, extensão e ensino no campo da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v1i0p31-36Palavras-chave:
Extensão. Escola. Linguagem.Resumo
As relações entre pesquisa, ensino e extensão mobilizaram a construção do artigo que visa re-fl etir sobre as ações do Núcleo de Estudos Linguísticos em seus anos iniciais. A compreensão da linguagem como dialógica fundamentou a organização do Núcleo e de suas ações dentro da Universidade e da aproximação com a comunidade externa. Para este artigo, recortaram-se duas experiências que articulam pesquisa, ensino e extensão, apresentando sua gênese e resultados. Ambas focam o letramento e o desempenho do leitor, mas se diferenciam pela forma como foram concebidas e construídas. A primeira tem em seu processo inicial um projeto de pesquisa junto à comunidade escolar, a posterior publicação do trabalho e sua discussão e seu amadurecimento na interlocução com a comunidade escolar em forma de ofi cina. A outra foi articulada em sala de aula de futuros professores para que conhecessem a realidade educacional onde iriam estagiar, proporcionou ações durante a permanência na escola e se estendeu na pesquisa e divulgação de resultados junto às escolas. Não importa a via em que as ações acontecem nem o que vem primeiro: se pesquisa, ensino ou extensão. Os resultados e refl exões têm apontado muito mais para o diálogo entre universidade e comunidade escolar.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-07-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Nós: amarras entre pesquisa, extensão e ensino no campo da linguagem. (2009). Revista De Cultura E Extensão USP, 1, 31-36. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v1i0p31-36