Nós: amarras entre pesquisa, extensão e ensino no campo da linguagem

Autores

  • Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig Universidade Regional de Blumenau
  • Bethânia Coswig Zitzke Universidade Regional de Blumenau
  • Maristela Pereira Fritzen Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v1i0p31-36

Palavras-chave:

Extensão. Escola. Linguagem.

Resumo

As relações entre pesquisa, ensino e extensão mobilizaram a construção do artigo que visa re-fl etir sobre as ações do Núcleo de Estudos Linguísticos em seus anos iniciais. A compreensão da linguagem como dialógica fundamentou a organização do Núcleo e de suas ações dentro da Universidade e da aproximação com a comunidade externa. Para este artigo, recortaram-se duas experiências que articulam pesquisa, ensino e extensão, apresentando sua gênese e resultados. Ambas focam o letramento e o desempenho do leitor, mas se diferenciam pela forma como foram concebidas e construídas. A primeira tem em seu processo inicial um projeto de pesquisa junto à comunidade escolar, a posterior publicação do trabalho e sua discussão e seu amadurecimento na interlocução com a comunidade escolar em forma de ofi cina. A outra foi articulada em sala de aula de futuros professores para que conhecessem a realidade educacional onde iriam estagiar, proporcionou ações durante a permanência na escola e se estendeu na pesquisa e divulgação de resultados junto às escolas. Não importa a via em que as ações acontecem nem o que vem primeiro: se pesquisa, ensino ou extensão. Os resultados e refl exões têm apontado muito mais para o diálogo entre universidade e comunidade escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Universidade Regional de Blumenau
    Professora titular do Departamento de Letras e do Programa de Mestrado em Educação e coordenadora do NEL — Núcleo de Estudos Linguísticos da Universidade Regional de Blumenau — FURB. Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Rua Antônio da Veiga, 140 — Bairro Victor Konder — CEP 89012-900 — Blumenau–SC.
  • Bethânia Coswig Zitzke, Universidade Regional de Blumenau
    Professora titular do Departamento de Letras e membro do NEL. Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul — PUCRS.
  • Maristela Pereira Fritzen, Universidade Regional de Blumenau
    Professora titular do Departamento de Letras e do Programa de Mestrado em Educação e membro do NEL. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas — Unicamp.

Downloads

Publicado

2009-07-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nós: amarras entre pesquisa, extensão e ensino no campo da linguagem. (2009). Revista De Cultura E Extensão USP, 1, 31-36. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v1i0p31-36