A Cultura e a Extensão Universitária Através da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo

Autores

  • Edson Leite Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v7i0p31-39

Palavras-chave:

Orquestra, Universidade, Ação cultural.

Resumo

O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP) no contexto da cultura e extensão a partir do modelo consistente em uma orquestra altamente qualificada, formada por profissionais, com independência dos departamentos de Música da Universidade, mas ligada à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Este trabalho, baseado na revisão bibliográfica, apresenta um exame sumário da formação das primeiras sinfônicas no mundo e no Brasil, do papel do regente, dos músicos, dos modelos de orquestras universitárias e da OSUSP como ferramenta cultural a serviço da extensão universitária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edson Leite, Universidade de São Paulo (USP)
    Professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA) da USP, vice-diretor da EACH-USP e diretor da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP).

Downloads

Publicado

2012-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Cultura e a Extensão Universitária Através da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo. (2012). Revista De Cultura E Extensão USP, 7, 31-39. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v7i0p31-39