A Cultura e a Extensão Universitária Através da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo

  • Edson Leite Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Orquestra, Universidade, Ação cultural.

Resumo

O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP) no contexto da cultura e extensão a partir do modelo consistente em uma orquestra altamente qualificada, formada por profissionais, com independência dos departamentos de Música da Universidade, mas ligada à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Este trabalho, baseado na revisão bibliográfica, apresenta um exame sumário da formação das primeiras sinfônicas no mundo e no Brasil, do papel do regente, dos músicos, dos modelos de orquestras universitárias e da OSUSP como ferramenta cultural a serviço da extensão universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Leite, Universidade de São Paulo (USP)
Professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA) da USP, vice-diretor da EACH-USP e diretor da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP).
Publicado
2012-05-01
Como Citar
Leite, E. (2012). A Cultura e a Extensão Universitária Através da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo. Revista De Cultura E Extensão USP, 7, 31-39. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v7i0p31-39
Edição
Seção
Artigos