Nossas Crianças: Toda Hora é Hora de Cuidar

Autores

  • Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva.
  • Lislaine Aparecida Fracolli Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva.
  • Anna Maria Chiesa Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v4i0p17-24

Palavras-chave:

Promoção da saúde. Desenvolvimento infantil. Saúde da família.

Resumo

Relatamos nossa experiência de um projeto interdisciplinar e intersetorial de atenção ao desenvolvimento infantil, no qual integramos atividades de extensão e pesquisa da Escola de Enfermagem da USP (EE-USP) junto à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, em uma parceria com outras instituições. O propósito do projeto era o de levar as Equipes de Saúde da Família a, corresponsavelmente, promoverem o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos por meio da qualificação dos cuidados familiares. O Projeto vem sendo implementado e avaliado desde 2001. O resgate histórico dessa implementação e dos pressupostos teóricos do Projeto, os resultados dos estudos avaliativos e o material educativo produzido para a população e os profissionais constituíram o livro e o CD-ROM “Promoção da Saúde da Criança: a experiência do projeto Nossas Crianças Janelas de Oportunidades”. A disseminação de nossa experiência inovadora na saúde da criança, com o livro que está sendo distribuído gratuitamente para as unidades de saúde da rede pública do SUS foi viabilizado por projeto de extensão com suporte financeiro da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva.

Docentes da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva.

Lislaine Aparecida Fracolli, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva.

Docentes da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva.

Anna Maria Chiesa, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva.

Docentes da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva.

Downloads

Publicado

2010-10-01

Como Citar

Zoboli, E. L. C. P., Fracolli, L. A., & Chiesa, A. M. (2010). Nossas Crianças: Toda Hora é Hora de Cuidar. Revista De Cultura E Extensão USP, 4, 17-24. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v4i0p17-24

Edição

Seção

Artigos