Paralisia Cerebral: Fundamentos para Pais e Cuidadores

  • Carlos Bandeira de Mello Monteiro Ciências da Atividade Física na área de Atividade Física e Esporte Adaptado e Comportamento Motor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)
  • Talita Dias da Silva Atividade Física e Esporte Adaptado na EACH-USP, Grupo de Estudos e Pesquisas em Capacidades e Habilidades Motoras (GEPCHAM).
Palavras-chave: Paralisia cerebral. Atividade motora. Relações familiares.

Resumo

Um aspecto que não pode ser ignorado é o impacto da paralisia cerebral na dinâmica interna da família, devido ao fato de que seus membros são confrontados com uma realidade diferente que exige adaptações e modificações diárias. A forma como os pais, cuidadores e membros da família se ajustam é crucial para o futuro da criança e das pessoas envolvidas. Devido às dificuldades dos pais e cuidadores de crianças com paralisia cerebral em adquirir conhecimentos sobre as definições, classificações e diferenças causadas pela deficiência, este trabalho tem como objetivo apresentar esclarecimentos teóricos e práticos sobre paralisia cerebral. Para tanto, organizou-se um texto explicativo dos principais motivos que causam as alterações na postura e movimento das crianças com deficiência, pois é sabido que o conhecimento dos pais pode interferir no cuidado e na educação, considerando que os pais desempenham um papel essencial como educadores de seus filhos, especialmente durante os primeiros anos de formação, e que isso proporcionará a todos oportunidades de participação, aprendizado e crescimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Bandeira de Mello Monteiro, Ciências da Atividade Física na área de Atividade Física e Esporte Adaptado e Comportamento Motor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Professor doutor do curso de Ciências da Atividade Física na área de Atividade Física e Esporte Adaptado e Comportamento Motor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

 

Talita Dias da Silva, Atividade Física e Esporte Adaptado na EACH-USP, Grupo de Estudos e Pesquisas em Capacidades e Habilidades Motoras (GEPCHAM).

Fisioterapeuta, participante da organização e implementação de Atividade Física e Esporte Adaptado na EACH-USP, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Capacidades e Habilidades Motoras (GEPCHAM).

Publicado
2011-10-01
Como Citar
Monteiro, C., & Silva, T. (2011). Paralisia Cerebral: Fundamentos para Pais e Cuidadores. Revista De Cultura E Extensão USP, 6, 53-58. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v6i0p53-58
Edição
Seção
Artigos