Projeto Exercício e Coração: Uma Década a Serviço da Comunidade

Autores

  • Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz Laboratório de Hemodinâmica da Atividade Motora (LAHAM) da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP)
  • Bruno Temoteo Modesto Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP)
  • Teresa Bartholomeu Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.
  • Luiz Augusto Riani Costa Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP
  • Taís Tinucci Professora doutora e docente da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v6i0p61-69

Palavras-chave:

Atividade física não supervisionada. Risco cardiovascular. Parques públicos.

Resumo

O sedentarismo é um fator de risco para as doenças crônicas e, portanto, a prática regular de atividades físicas auxilia na prevenção e combate dessas doenças. Diversas campanhas públicas têm incentivado as pessoas a praticarem exercícios em locais públicos. No entanto, a prática muitas vezes é executada sem a orientação de um profissional, o que pode representar um risco à saúde, principalmente para pessoas com doenças cardiovasculares. Diante dessa problemática, há dez anos, o Projeto Exercício e Coração foi criado para orientar/prescrever a prática segura de atividade física para frequentadores de locais públicos que se exercitam sem supervisão. O projeto atua de forma contínua no parque Fernando Costa e no Hospital Universitário da USP, além de participar de campanhas públicas de saúde. Nesses dez anos, o projeto avaliou mais de 1.431 pessoas no parque, ministrou mais de 2.109 aulas de alongamento, participou de mais de 28 eventos, treinou mais de 150 monitores e publicou quarenta resumos e nove artigos científicos completos relacionados aos seus dados. Assim, o Projeto Exercício e Coração é uma atividade de extensão que tem a preocupação de levar à comunidade os conhecimentos acadêmicos produzidos pela universidade, integrando pesquisa, ensino e extensão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz, Laboratório de Hemodinâmica da Atividade Motora (LAHAM) da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP)

    Professora doutora e livre docente do Laboratório de Hemodinâmica da Atividade Motora (LAHAM) da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP)

     

  • Bruno Temoteo Modesto, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP)

    Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.

  • Teresa Bartholomeu, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.

    Professora especialista da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.

  • Luiz Augusto Riani Costa, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP

    Médico especialista da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP

  • Taís Tinucci, Professora doutora e docente da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.

    Professora doutora e docente da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.

Downloads

Publicado

2011-10-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Projeto Exercício e Coração: Uma Década a Serviço da Comunidade. (2011). Revista De Cultura E Extensão USP, 6, 61-69. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v6i0p61-69