Prática e Ensino de Canoagem: Uma modalidade Alternativa e Promissora

  • Christiano Robles Rodrigues Alves Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), Laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicado à Atividade Motora da EEFE-USP
  • Christian Klausener Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP).
  • Eduardo Fonseca do Nascimento Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.
  • Maria Tereza Silveira Böhme Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.
Palavras-chave: Canoagem. Exercício físico. Saúde.

Resumo

Diante da importância do treinamento físico para a saúde, a canoagem surge como uma estratégia diferente para despertar o interesse de crianças e adolescentes. Apresentamos aqui um trabalho de extensão universitária que implantou e desenvolveu um programa de canoagem, incluindo o caiaque pólo, no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, para atender não apenas os jovens da própria universidade, mas também da comunidade externa. A adesão dos alunos aos cursos foi alta. Além disso, desenvolvemos duas importantes ferramentas teóricas durante esse projeto: as tabelas de periodização de treinos e uma apostila sobre caiaque pólo. Ambas serviram como elementos facilitadores na gestão das aulas e poderão ser utilizadas por outros profissionais da área. A canoagem é uma modalidade esportiva que apresenta potencial de crescimento no Brasil. Portanto, trabalhos de extensão como esse são essenciais para o seu desenvolvimento no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiano Robles Rodrigues Alves, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), Laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicado à Atividade Motora da EEFE-USP

Bacharelando em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), aluno de iniciação científica do Laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicado à Atividade Motora da EEFE-USP

 

Christian Klausener, Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP).

Professor de Canoagem do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP).

Eduardo Fonseca do Nascimento, Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.

Maria Tereza Silveira Böhme, Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.

Doutora em Ciências do Esporte, livre docente em Treinamento Esportivo pela USP e professora titular do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP.

Publicado
2011-10-01
Como Citar
Alves, C., Klausener, C., Nascimento, E., & Böhme, M. T. (2011). Prática e Ensino de Canoagem: Uma modalidade Alternativa e Promissora. Revista De Cultura E Extensão USP, 6, 81-88. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v6i0p81-88
Edição
Seção
Artigos