Capacitação de gestores públicos em gerenciamento de resíduos da arborização urbana

  • Adriana Maria Nolasco Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
  • Ana Maria Meira Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
  • Renata Carolina Gatti Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
Palavras-chave: gestão de resíduos, resíduos florestais, silvicultura urbana

Resumo

Este trabalho apresenta um relato do processo de difusão da tecnologia gerada no programa de pesquisa Gestão de Resíduos da Arborização Urbana, desenvolvido no Laboratório de Movelaria e Resíduos Florestais do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ-USP. A gestão de resíduos da poda e remoção é um problema para grande parte dos municípios do estado de São Paulo. Estudos anteriores realizados por esse grupo de pesquisa apontaram a necessidade de instrumentos que pudessem contribuir para a melhor formação de gestores públicos na elaboração dos planos de gerenciamento de resíduos da arborização urbana. Foi utilizada uma abordagem por foco na estruturação do conteúdo, organizado na forma de um manual técnico e considerando os diferentes portes e modelos administrativos dos municípios participantes. As oficinas foram organizadas de forma a integrar os municípios de cada região administrativa do estado, visando promover uma interação entre os técnicos, propiciando um ambiente favorável à continuidade da troca de informações e experiências. No total, no período de agosto de 2010 a junho de 2011, foram realizadas 4 oficinas, atendendo 52 municípios do estado, com 89 participantes, sendo 21% secretários municipais de meio ambiente, 70% técnicos na área, e os demais, técnicos operacionais, prefeitos e vice-prefeitos, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Maria Nolasco, Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
Professora doutora do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP).
Ana Maria Meira, Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
Engenheira florestal e educadora ambiental do programa USP RECICLA – ESALQ-USP.
Renata Carolina Gatti, Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
Graduanda em Engenharia Florestal pela ESALQ-USP.
Publicado
2013-05-31
Como Citar
Nolasco, A. M., Meira, A. M., & Gatti, R. C. (2013). Capacitação de gestores públicos em gerenciamento de resíduos da arborização urbana. Revista De Cultura E Extensão USP, 9, 65-73. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v9i0p65-73
Edição
Seção
Artigos