Cinema e Vídeo em Escolas da Rede Pública de São Paulo: Experiência de Ensino e Aprendizagem

  • André Manfrim Universidade de São Paulo. CINUSP Paulo Emilio
  • Breno Isaac Benedykt Universidade de São Paulo. CINUSP Paulo Emilio
  • Christiane Matos Batista Universidade de São Paulo. CINUSP Paulo Emilio
  • Marcos Yoshisaki Universidade de São Paulo. CINUSP Paulo Emilio
  • Thiago Batista Bezerra Universidade de São Paulo. CINUSP Paulo Emilio
Palavras-chave: Oficinas de Vídeo, Educação, Cinema.

Resumo

Este artigo analisa a experiência de oficinas audiovisuais desenvolvidas no interior do Programa Novos Talentos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, coordenado pela professora Vera Baeta Henriques e financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Neste ano, o projeto está completando dois anos de atividades. Dentre suas realizações, encontram-se as atividades de oficinas de vídeo em escolas da rede pública de ensino de São Paulo,
executadas por membros – estagiários e oficineiros – associados ao CINUSP Paulo Emílio (Cinema da Universidade de São Paulo). O presente artigo pretende trazer uma
abordagem reflexiva e crítica sobre o percurso das oficinas nas escolas, apontando quais foram seus primeiros objetivos e métodos, assim como seus primeiros resultados e debates.
Também descreve quais mudanças foram necessárias realizar no percurso das oficinas e quais ideias surgiram do contato com os alunos e as instituições escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Manfrim, Universidade de São Paulo. CINUSP Paulo Emilio

Graduando em Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretor, fotógrafo e operador de câmera, atua como educador nas oficinas de audiovisual do projeto Novos Talentos do CINUSP Paulo Emílio.

Breno Isaac Benedykt, Universidade de São Paulo. CINUSP Paulo Emilio

Graduado em Pedagogia e mestrando da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Atua como educador nas oficinas de audiovisual do projeto
Novos Talentos do CINUSP Paulo Emílio

Christiane Matos Batista, Universidade de São Paulo. CINUSP Paulo Emilio

Graduada em Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe e pós-graduada em Cinema, Vídeo e TV do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atua como
educadora nas oficinas de audiovisual do projeto Novos Talentos do CINUSP Paulo Emílio

Marcos Yoshisaki, Universidade de São Paulo. CINUSP Paulo Emilio

Graduado em Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretor, fotógrafo e operador de câmera, atua como educador nas oficinas de audiovisual do projeto Novos Talentos do CINUSP Paulo Emílio

Thiago Batista Bezerra, Universidade de São Paulo. CINUSP Paulo Emilio

Graduando em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Atua como educador nas oficinas de audiovisual do projeto Novos
Talentos do CINUSP Paulo Emílio

Publicado
2014-05-30
Como Citar
Manfrim, A., Benedykt, B., Batista, C., Yoshisaki, M., & Bezerra, T. (2014). Cinema e Vídeo em Escolas da Rede Pública de São Paulo: Experiência de Ensino e Aprendizagem. Revista De Cultura E Extensão USP, 11, 65-72. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v11i0p65-72
Seção
Artigos