Avaliação da Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão Relacionada à Promoção do Desenvolvimento Infantil em Instituições de Ensino Superior do Interior Paulista

Autores

  • Alfredo Almeida Pina-Oliveira Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
  • Anna Maria Chiesa Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva
  • Roseli de Lana Moreira Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
  • Rosemary Aparecida Fracolli Pécora Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12i0p47-65

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Relações Comunidade-Instituição, Avaliação de Programas e Projetos de Saúde, Instituições de Ensino Superior, Primeira Infância

Resumo

Este artigo propõe um esquema analítico para a avaliação da incorporação de conteúdos relacionados ao desenvolvimento infantil (DI) à luz da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Analisou-se um programa desenvolvido por uma fundação do terceiro setor que articulou representantes da comunidade local, das instituições de ensino superior (IES) e dos setores da saúde, educação e assistência social de cinco municípios no interior paulista. Evidências da neurociência, epigenética e sociologia da infância indicam a importância dos investimentos sociais na primeira infância (PI). Tem-se como objetivo conhecer a inclusão de conteúdos inovadores de DI nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão dessas IES partícipes. Realizou-se uma pesquisa-ação com 15 coordenadores de 8 cursos de graduação que responderam a um questionário e forneceram as ementas e planos de ensino de 47 disciplinas e atividades de pesquisa e de extensão. Os cursos avaliados incluíam o ensino dos conteúdos de DI sem incorporar as evidências recentes e, tampouco, articulavam a pesquisa e a extensão. Tópicos essenciais para o cuidado integral e integrado na PI são pouco abordados na maioria dos cursos. Considera-se que o esquema analítico proposto evidenciou como ocorre a articulação ensino-pesquisa-extensão relacionada à PI nos cursos avaliados, contribuindo para o alcance da integração desejada.

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Biografia do Autor

  • Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem

    Enfermeiro, doutorando e mestre em Saúde Coletiva
    da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP)

  • Anna Maria Chiesa, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva
    Enfermeira e professora associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP)
  • Roseli de Lana Moreira, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
    Enfermeira e mestranda em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP)
  • Rosemary Aparecida Fracolli Pécora, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
    Enfermeira e mestre em Ciências da Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP)

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Publicado

2014-10-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação da Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão Relacionada à Promoção do Desenvolvimento Infantil em Instituições de Ensino Superior do Interior Paulista. (2014). Revista De Cultura E Extensão USP, 12, 47-65. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12i0p47-65