Diálogos da Universidade com a Comunidade Escolar sobre Educação para a Sustentabilidade

Autores

  • Maria Aparecida Pimentel Toloza Ribas Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Renata Ferraz de Toledo Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Ana Cristina Chagas dos Anjos Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Pedro Roberto Jacobi Universidade de São Paulo. Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade
  • Samia Nascimento Sulaiman Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12i0p95-107

Palavras-chave:

Educação, Sustentabilidade, Aprendizagem Social, Participação

Resumo

O curso Diálogos da Universidade com a Comunidade Escolar sobre Educação para a Sustentabilidade foi realizado de agosto a novembro de 2013 junto a escolas rurais da rede pública de Ibiúna, São Paulo. Contou com 21 participantes, entre professores, funcionários administrativos, diretor, merendeiras e encarregados de serviços gerais. Foi elaborado por doutorandas e professores do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (LAPPES-USP), com reconhecimento da Faculdade de Educação (FE-USP) e apoio da ONG Ação da Cidadania – Comitê Ibiúna-SP. Para cumprir o objetivo de promover a inserção da sustentabilidade no cotidiano escolar, a metodologia do curso, com oito encontros, envolveu exposição teórica, atividades dialogadas, troca de experiências e trabalho de campo baseados no referencial teórico-metodológico da Aprendizagem Social centrada na construção contextualizada e coletiva de conhecimento por meio de oportunidades educacionais participativas. Os temas foram “Educação para sustentabilidade”, “Cultura e patrimônio local e regional”, “Saúde pública e saneamento” e “Participação e aprendizagem social”. Os resultados mostraram êxito no diálogo entre universidade e comunidade escolar para uma práxis educativa para a sustentabilidade, na metodologia, cujas práticas dialógicas apoiaram a construção coletiva de propostas de intervenção, e na aprovação do curso para a rede escolar da cidade no 2º semestre de 2014.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Pimentel Toloza Ribas, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade (LAPPES-USP) e doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)

Renata Ferraz de Toledo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Pós-doutora e pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade (LAPPES-USP) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)

Ana Cristina Chagas dos Anjos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade (LAPPES-USP) e doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)

Pedro Roberto Jacobi, Universidade de São Paulo. Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade

Professor titular da Faculdade de Educação e do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade (LAPPES-USP) da Universidade de São Paulo

Samia Nascimento Sulaiman, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade (LAPPES-USP) e doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)

Downloads

Publicado

2014-10-31

Como Citar

Ribas, M. A. P. T., Toledo, R. F. de, Anjos, A. C. C. dos, Jacobi, P. R., & Sulaiman, S. N. (2014). Diálogos da Universidade com a Comunidade Escolar sobre Educação para a Sustentabilidade. Revista De Cultura E Extensão USP, 12, 95-107. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12i0p95-107

Edição

Seção

Artigos