Diálogos da Universidade com a Comunidade Escolar sobre Educação para a Sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12i0p95-107Palavras-chave:
Educação, Sustentabilidade, Aprendizagem Social, ParticipaçãoResumo
O curso Diálogos da Universidade com a Comunidade Escolar sobre Educação para a Sustentabilidade foi realizado de agosto a novembro de 2013 junto a escolas rurais da rede pública de Ibiúna, São Paulo. Contou com 21 participantes, entre professores, funcionários administrativos, diretor, merendeiras e encarregados de serviços gerais. Foi elaborado por doutorandas e professores do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (LAPPES-USP), com reconhecimento da Faculdade de Educação (FE-USP) e apoio da ONG Ação da Cidadania – Comitê Ibiúna-SP. Para cumprir o objetivo de promover a inserção da sustentabilidade no cotidiano escolar, a metodologia do curso, com oito encontros, envolveu exposição teórica, atividades dialogadas, troca de experiências e trabalho de campo baseados no referencial teórico-metodológico da Aprendizagem Social centrada na construção contextualizada e coletiva de conhecimento por meio de oportunidades educacionais participativas. Os temas foram “Educação para sustentabilidade”, “Cultura e patrimônio local e regional”, “Saúde pública e saneamento” e “Participação e aprendizagem social”. Os resultados mostraram êxito no diálogo entre universidade e comunidade escolar para uma práxis educativa para a sustentabilidade, na metodologia, cujas práticas dialógicas apoiaram a construção coletiva de propostas de intervenção, e na aprovação do curso para a rede escolar da cidade no 2º semestre de 2014.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-10-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Diálogos da Universidade com a Comunidade Escolar sobre Educação para a Sustentabilidade. (2014). Revista De Cultura E Extensão USP, 12, 95-107. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12i0p95-107