Darwin na Escola: Relato de Uma Experiência de Divulgação Científica

Autores

  • Graciela da Silva Oliveira Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12isupl.p57-71

Palavras-chave:

Cultura Científica. Divulgação. Educação Científica. Evolução Biológica.

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar as experiências de um projeto de extensão que buscou estimular o interesse de estudantes do ensino médio pela teoria da evolução biológica, popularizando os conceitos-chave das ideias promulgadas por Charles Darwin (1859). As ações do projeto foram: (1) conhecer, por meio da aplicação de questionários, a percepção que estudantes do ensino médio e seus professores de Biologia apresentam sobre ciência e a teoria da evolução biológica; (2) promover mostras científicas por meio da oferta de oficinas e minicursos nas escolas públicas. Os resultados indicam que as percepções dos estudantes e professores do Ensino Básico, em relação à ciência e à teoria da evolução biológica, são otimistas e positivas, e as crenças pessoais não parecem influenciar em seus posicionamentos sobre o tema. O estudo das percepções de estudantes e professores forneceu subsídios na definição de “o que, para quem e como comunicar” temas científicos no espaço escolar. Assim, seguiu-se a segunda etapa deste projeto – a elaboração e execução de oficinas para estudantes do ensino básico – que resultou em novas oportunidades, para os envolvidos, de reconstruir a relação e atribuir valores a ciência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Graciela da Silva Oliveira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
    docente do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)

Downloads

Publicado

2015-03-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Darwin na Escola: Relato de Uma Experiência de Divulgação Científica. (2015). Revista De Cultura E Extensão USP, 12(supl.), 57-71. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v12isupl.p57-71