Internet como esfera pública global e o papel atual dos parlamentos no processo legislativo

Autores

  • Rubens Beçak Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, São Paulo
  • João Victor Rozatti Longhi Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Direito, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v13i0p43-53

Palavras-chave:

Internet. Direito. Democracia. Esfera Pública. Parlamento.

Resumo

A popularização das Tecnologias da Informação e Comunicação trouxe diversas transformações nas várias searas do meio social. Do mercado às instituições públicas, as significativas alterações comportamentais recentes dividem opiniões e esperanças na superação das limitações até então impostos às interações sociais sem tais tecnologias. No campo da representação política e da expressão dos valores democráticos não é diferente. Muitas visões se cindem sobre o presente e o futuro no tocante à manifestação da vontade e exercício da soberania popular. Este trabalho, primeiramente, parte de breve análise sobre o conceito de esfera pública para averiguar as possibilidades de a Internet ser considerada um verdadeiro veículo para a consecução de uma esfera pública em âmbito global. Posteriormente, defronta-se com o problema da atual estrutura da Rede, com funcionamento cada vez mais baseado em interesses privados, o que impõe desafios teóricos e práticos à consecução de um ambiente efetivamente democrático. Finalmente, utiliza-se deste breve arcabouço teórico para discutir o problema de fundo acerca do papel dos parlamentos no funcionamento da democracia contemporânea no processo legislativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rubens Beçak, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, São Paulo
    RUBENS BEÇAK professor associado da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (graduação e pós- -graduação) e da Faculdade de Direito (pós-graduação) da Universidade de São Paulo. Secretário Geral da Universidade de São Paulo (2010-14)
  • João Victor Rozatti Longhi, Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Direito, Minas Gerais
    JOÃO VICTOR ROZATTI LONGHI professor assistente da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

2015-05-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Internet como esfera pública global e o papel atual dos parlamentos no processo legislativo. (2015). Revista De Cultura E Extensão USP, 13, 43-53. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v13i0p43-53