A atividade de extensão universitária, o Jardim São Remo e uma instituição educacional: desafios na criação de um campo comum de trabalho

  • Adriana Marcondes Machado Universidade de São Paulo.Instituto de Psicologia, São Paulo
  • Laura Albuquerque Azevedo Universidade de São Paulo.Instituto de Psicologia, São Paulo
Palavras-chave: Extensão Universitária. Jardim São Remo. Estágio. Instituição Educacional.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a função da extensão na universidade pública, por meio das atividades do Grupo de Articulação de Trabalhos de Extensão do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Trata-se de um grupo aberto, composto por alunos, professores e funcionários do Instituto preocupados em defender a função pública da universidade (em especial, a da USP) na sociedade brasileira. Duas alunas e uma professora participantes do Grupo de Articulação desenvolveram uma atividade no Espaço Girassol, instituição de atividade complementar à escola, localizada no Jardim São Remo, próximo ao campus USP da capital. Utilizando os registros das reuniões do Grupo de Articulação e os relatórios de estágio, apresentaremos o funcionamento desse grupo e focaremos a construção de um trabalho de estágio no Espaço Girassol. Nossa discussão afirma a relação entre o trabalho pontual de extensão universitária e a defesa do caráter público da extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Marcondes Machado, Universidade de São Paulo.Instituto de Psicologia, São Paulo
ADRIANA MARCONDES MACHADO docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP)
Laura Albuquerque Azevedo, Universidade de São Paulo.Instituto de Psicologia, São Paulo
LAURA ALBUQUERQUE AZEVEDO discente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP)
Publicado
2015-05-26
Como Citar
Machado, A., & Azevedo, L. (2015). A atividade de extensão universitária, o Jardim São Remo e uma instituição educacional: desafios na criação de um campo comum de trabalho. Revista De Cultura E Extensão USP, 13, 85-95. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v13i0p85-95
Seção
Artigos