Programa de intervenção com jogos: teoria e prática

Autores

  • Maria Thereza C. de Souza Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
  • Ana Lucia Petty

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v18i0p25-36

Palavras-chave:

Jogos. Intervenção. Atitudes. Funções executivas.

Resumo

O objetivo deste estudo teórico foi contextualizar o programa de intervenção do LEDA (Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo) em termos de fundamentação teórica e atividades práticas com jogos para crianças com dificuldades escolares. A primeira é pautada na teoria de Piaget e em pesquisas contemporâneas sobre o uso de jogos e suas implicações para o desenvolvimento humano. A análise da prática se refere ao trabalho desenvolvido nos últimos 25 anos em que o laboratório ofereceu atividades para crianças do Ensino Fundamental 1, atendidas uma vez por semana, durante três semestres. Para isso, são utilizados protocolos que registram procedimentos manifestados em diferentes momentos do jogar, bem como registros de atitudes e informações fornecidas pelas famílias e professores dos participantes. Tais dados resultaram na construção de um quadro que representa uma síntese da amplitude do programa de intervenção. Pesquisas recentes realizadas no contexto das atividades sugerem que intervir com jogos favorece o interesse, a autonomia e o aprimoramento das funções executivas. Concluiu-se que este programa confere aos participantes a possibilidade de construir atitudes favoráveis ao desenvolvimento e à aprendizagem, atuando como protagonistas no ambiente escolar e em suas atividades cotidianas.

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Biografia do Autor

  • Maria Thereza C. de Souza, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
    professora Titular do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem (LEDA) desde 2010. Professora de Psicologia do Desenvolvimento.
  • Ana Lucia Petty
    mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano Pedagoga. Técnica do Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem (LEDA).

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Publicado

2017-11-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Programa de intervenção com jogos: teoria e prática. (2017). Revista De Cultura E Extensão USP, 18, 25-36. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v18i0p25-36