Projeto Parceiros da Criança: a experiência da formação de educadores na comunidade de Heliópolis , São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v3i0p23-29Palavras-chave:
Educação não formal. Formação de educadores. Projeto social.Resumo
Este artigo apresenta o processo de formação de educadores locais de um projeto de educação não formal da comunidade do Heliópolis, São Paulo, no período de 2002 a 2005. O projeto estruturado como um espaço de educação complementar à escola para o atendimento de 260 crianças e jovens de 7 a 14 anos tinha como objetivo estimular e fortalecer o acesso à cultura e à educação como um bem cultural. As atividades desenvolvidas por meio de oficinas temáticas, de esportes, de atividades culturais e de orientação de estudos eram criadas a partir de momentos de planejamento, que envolviam, de um lado, educadores e dirigentes locais, e de outro, professores e alunos da Universidade São Marcos, com apoio do Instituto GM. Orientadas pelas diretrizes do trabalho coletivo e interdisciplina, as ações se voltaram ao desenvolvimento de atitudes, de competências e de habilidades para o planejamento educacional com foco na reflexão sobre problemas do cotidiano, fortalecendo as relações e propiciando o ganho de autonomia, a valorização do conhecimento e o empoderamento local.
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